Siga-nos
Segunda-feira, 9 nov 2020 - 17h01
Por Maria Clara Machado

Tempestade tropical Eta chega ao sul da Flórida e provoca inundações

A tempestade tropical Eta sobreviveu depois de cruzar o mar do Caribe e atravessar Cuba em direção à Flórida durante o fim de semana. Eta tocou o solo na região de Flórida Keys ontem à noite com ventos próximos a 105 km/h, de acordo com informações do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos. A tempestade permanece viva sobre o Golfo do México.

Chegada da tempestade tropical Eta provocou inundações no sul da Flórida. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @Andrew Lvins
Chegada da tempestade tropical Eta provocou inundações no sul da Flórida. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @Andrew_Lvins

O NHC previa até a manhã desta segunda-feira, dia 9, que a tempestade Eta poderia ganhar um reforço sobre o sudeste do Golfo do México, depois de tocar a costa da Flórida e evoluir novamente para um furacão. Entretanto, na projeção atualizada às 15 horas pelo NHC, Eta deve permanecer atuando somente como uma tempestade tropical por mais alguns dias e merece atenção.

Inundações generalizadas
Eta atingiu Lower Metacumbe Key, uma das inúmeras ilhas de Flórida Keys, ao extremo sul de Miami depois de ter passado pelo centro e sul de Cuba durante este domingo. A tempestade tropical elevou o nível das marés provocando alagamentos.

No condado de Miami-Dade, no sul da Flórida, as inundações foram generalizadas, houve o fechamento de estabelecimentos e de escolas. Os ventos fortes provocaram danos em outras regiões costeiras, inclusive em Miami. Uma casa em que havia sete pessoas dentro foi atingida por uma árvore de grande porte, mas ninguém ficou ferido.

Diversas áreas do sul da Flórida registraram inundações com a passagem tempestade tropical Eta. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @Andrew Lvins
Diversas áreas do sul da Flórida registraram inundações com a passagem tempestade tropical Eta. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @Andrew_Lvins

Eta provocou ventos fortes e danos no sul da Flórida. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @M Quesada
Eta provocou ventos fortes e danos no sul da Flórida. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @M_Quesada

Avisos em vigor
A tempestade tropical Eta está atualmente sobre o Golfo do México, ao largo da costa da Flórida, a 255 quilômetros ao norte da ponta oeste de Cuba, com ventos máximos sustentados de 85 km/h.

O alerta de tempestade tropical foi retirado para o extremo sul de Flórida Keys, mas está em vigor para algumas áreas cubanas, como La Habana, Artemisa, Mayabeque, Pinar Del Rio e a Ilha da Juventude.

Pela previsão do NHC, o centro de Eta continua se afastando de Flórida Keys e do sul da Flórida, embora ainda haja influencia sobre essas áreas, permanecendo sobre o sudeste do Golfo do México pelo menos até a quarta-feira que vem.

A maior quantidade de chuva ficará restrita ao mar, mas Eta ainda pode provocar chuva acima de 100 milímetros em áreas de Cuba e em partes do centro e do sul da Flórida. Assim, o NHC mantém alerta de inundações repentinas com risco de vida, ventos fortes e até possíveis tornados em partes do sul da Flórida.

Grandes ondas serão observadas na costa norte de Cuba, no noroeste das Bahamas, no sul da Flórida e em Flórida Keys.

Trajetória estima para Eta nos próximos dias. Crédito: NHC
Trajetória estima para Eta nos próximos dias. Crédito: NHC

Trajetória longa
Eta surgiu no mar do Caribe ao sul do Haiti e teve uma surpreendente evolução chegando a categoria 4 ao atingir a Nicarágua em meados da semana passada. Ao avançar pela Nicarágua, Honduras e outros países da América Central deixou 12 mortos.

Enfraqueceu para depressão tropical e seus resquícios seguiram para o mar do Caribe. Foi então que, novamente, Eta ganhou força transformando-se em tempestade tropical no fim de semana. Seguiu por Cuba e o sul da Flórida. Pela segunda vez, Eta surpreende, pois mesmo após o tocar o solo, continuará como tempestade tropical sobre o Golfo do México por pelo menos mais três dias, segundo as projeções do NHC.

Trajeto de Eta na região do Caribe desde seu surgimento. Crédito: NHC.
Trajeto de Eta na região do Caribe desde seu surgimento. Crédito: NHC.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024