Siga-nos
Quarta-feira, 14 abr 2021 - 16h13
Por Maria Clara Machado

Tempestade tropical Surigae poderá ser o primeiro super tufão da temporada

A tempestade tropical Surigae e surgiu sobre o mar das Filipinas e deve aumentar o nível de alerta na região nos próximos dias. As projeções do Centro de Alerta de Tufão do Pacífico são de que Surigae evolua para um super tufão até o domingo.

Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Surigae ao largo da costa das Filipinas. Surigae deve evoluir para um super tufão até domingo. Crédito: RAMMB/CIRA
Imagem de satélite mostra a tempestade tropical Surigae ao largo da costa das Filipinas. Surigae deve evoluir para um super tufão até domingo. Crédito: RAMMB/CIRA

Primeiro Super Tufão da temporada 2021
Antes mês do período normal para formação dos tufões no Pacífico, que costuma ser entre maio e outubro, Surigae poderá se transformar em um grande e poderoso tufão com ventos estimados em até 222 km/h, segundo a previsão do Joint Typhoon Warning Center (JTWC).

A tempestade tropical Surigae está afastada da costa ao sudeste das Filipinas e terá a tendência se seguir rumo ao oeste contornado o arquipélago nos próximos dias. Os ventos máximos sustentados estão em 63 km/h nesta quarta-feira, dia 14 e deverão ganhar muita força.

A estimativa é de rajadas de vento de 130 km/h na sexta-feira, 175 km/h no sábado e por fim ultrapassando 220 km/h no domingo, quando Surigae poderá se transformar em super tufão, o primeiro da temporada 2021. Ventos desta ordem farão de Surigae uma tormenta equivalente a um furacão categoria 4, na escala Saffir-Simpson.

Trajeto previsto para a tormenta Surigae nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto previsto para a tormenta Surigae nos próximos dias. Crédito: JTWC

Superfície da água do mar está com 30°C
Chuva e atividades de tempestade já ocorrem perto do centro de Surigae, localizado a cerca de 160 quilômetros a sudoeste da ilha de Yap, na Micronésia, no Pacífico. A região registra algumas pancadas de chuva e a tempestade deve passar ao norte do país de Palu, seguindo depois para o leste das Filipinas.

A temperatura da superfície do mar nesta região do Pacífico está em 30°C, o que serve de combustível para a intensificação dos fenômenos tropicais.

Apesar do potencial de Surigae, a tormenta não deverá tocar o solo das Filipinas. Os ventos catastróficos estão previstos principalmente para a área oceânica representando risco alto para os marinheiros e o transporte marítimo. Além disso, Surigae não deve trazer preocupações para áreas costeiras de Taiwan.

A tempestade tropical Dujuan atingiu às Filipinas em fevereiro provocando chuva forte e inundações, mas não alcançou a categoria de tufão na ocasião. O país foi impactado pelo super tufão Goni que chegou à categoria 5 em outubro de 2020.

Ouça o podcast Média de tempestades tropicais e furacões agora é maior



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024