Quarta-feira, 11 jan 2023 - 09h43
Por Maria Clara Machado
A série de tempestades que vem atingindo o estado norte-americano da Califórnia nas últimas semanas obrigou milhares de moradores a evacuarem suas casas em meio a inundações perigosas e deslizamentos de terra. O número de vítimas fatais subiu para 17 nesta quarta-feira, dia 11.
Inundação atinge King City, na parte central da Califórnia. Crédito: Reprodução @danncianca @NWSBayArea
Amplas áreas entre Los Angeles e San Diego estão sofrendo com as enchentes e os deslizamentos, que afetam mais de 20 milhões de pessoas e há mais chuva prevista para esta quarta-feira e a quinta-feira pelo NWS. O governo da Califórnia informou na tarde de ontem que aproximadamente 34 mil pessoas permaneceram sob ordens de evacuação em todo o estado. O cenário é de ruas e moradias inundadas, árvores caídas, falta de energia elétrica e estradas fechadas ou tomadas pela água. Mais de 220 mil residências, empresas e estabelecimentos públicos estavam sem eletricidade na Califórnia na terça-feira de acordo com PowerOutage.us. Série de tempestades vem provocando graves inundações na Califórnia nas últimas semanas. Crédito: Divulgação pelo twitter @NWSBayArea A costa central, o norte e o sul da Califórnia foram atingidos pelas recentes tempestades, inclusive a cidade de Montecito, no condado de Santa Bárbara, região onde moram ricos e famosos. Montecito, localizado entre as montanhas de Santa Ynez e o Oceano Pacífico, teve um grave deslizamento de terra com pedras do tamanho de casas que rolaram a encosta em 2018, deixando 23 mortos. Também o centro de Santa Bárbara recebeu 160 mm de chuva no começo da terça-feira, batendo recorde de dia mais chuvoso já registrado.
Os rios atmosféricos são faixas longas e estreitas carregadas de nuvens na atmosfera capazes de transportar um grande fluxo de umidade por milhares de quilômetros e mais um deste deve chegar hoje ao norte do estado, de acordo com a previsão do centro de meteorologia. O total de precipitação entre os dias 24 de dezembro de 2022 e 10 de janeiro de 2023 chega a 660 milímetros e várias partes da Califórnia. O mapa abaixo mostra as áreas mais alaranjadas onde a quantidade de chuva foi maior neste período: Crédito: NWS |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024