Siga-nos
Sexta-feira, 24 mai 2024 - 09h55
Por Maria Clara Machado

Temporal de 100 mm provoca novas enchentes e muito transtorno em Porto Alegre

O alerta do retorno da chuva forte para o Rio Grande do Sul a partir do meio da semana se confirmou e um temporal de 100 mm fez a água subir de novo em Porto Alegre. Os alagamentos atingiram, inclusive, áreas que ainda não tinham sofrido com as inundações do Guaíba.

Porto Alegre em 23 de maio. O exército tem trabalhado para resgatar e ajudar a população. Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Fotos Públicas
Porto Alegre em 23 de maio. O exército tem trabalhado para resgatar e ajudar a população. Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Fotos Públicas

O caos se espalhou a partir da tarde da quinta-feira, dia 23, com a água jorrando por bueiros e se juntando a muito entulho espalhado pelas ruas. Quarenta e quatro bairros registraram alagamentos e enchentes.

O bairro da restinga, na zona sul, que até ontem não tinha sido atingido pelas enchentes, viu a água subir rapidamente e com força. Os alagamentos atingiram diversas ruas e houve 18 pedidos de resgate quando as pessoas tentavam voltar do trabalho à noite.

O bairro Menino Deus também ficou ilhado com a água cobrindo os carros.

Nos bairros Humaitá e Sarandi, na zona norte, muitas famílias que estavam tentando retornar para suas casas, precisaram sair de novo por conta das novas inundações.

A água subiu de novo também no centro histórico de Porto Alegre e interrompeu os trabalhos de limpeza que tinham começado essa semana, além de ter invadido estabelecimentos comerciais outra vez.

Voltou a chover forte em Porto Alegre dia 23 de maio. Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Fotos Públicas
Voltou a chover forte em Porto Alegre dia 23 de maio. Crédito: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/Fotos Públicas

Segundo a Prefeitura, apenas 11 das 23 casas de bombas para drenagem da água estão funcionando na capital e ainda sem a capacidade total. Todas as outras sofreram danos na grande cheia do Guaíba no começo do mês e vão precisar de reparos e limpeza.

A Avenida Mauá, principal na orla do Guaíba, amanheceu alagada. O nível do lago no Cais Mauá, voltou a subir alguns centímetros após o temporal de ontem e marca 3,92 metros nesta manhã, pelo Serviço Geológico do Brasil. São 50 pontos de bloqueio em toda a capital.

De acordo com o CEMADEN, a chuva forte acumulou 100 milímetros em Porto Alegre no dia 23. Com as chuvas intensas do mês, maio já é o mais chuvoso na capital desde 1916.

Balanço da Defesa Civil
O balanço da Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgado nesta sexta-feira mostra 163 óbitos confirmados e ainda 65 pessoas desaparecidas nas enchentes de maio. Mais de 644 mil pessoas estão fora de casa, sendo quase 64 mil em abrigos.

No total, 469 municípios sofreram danos nas enchentes do estado, com mais de 2,3 milhões de pessoas afetadas.

Você também pode se interessar pelo Podcast Enchentes no RS: o quanto estamos preparados para as catástrofes climáticas?



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024