Terça-feira, 13 ago 2024 - 09h34
Por Maria Clara Machado
Um terremoto de magnitude 4.4 foi sentido na cidade de Los Angeles, no estado norte-americano da Califórnia, por volta das 12h20 da segunda-feira, hora local, ou 16h20, hora de Brasília. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) chegou a registrar 4.7 magnitudes, mas na sequência o tremor foi revisado e validado.
Mapa mostra localização do terremoto em Los Angeles e o alcance das ondas sísmicas no evento do dia 12. Crédito: USGS O USGS localizou o epicentro do sismo a 4 quilômetros ao sul-sudeste do bairro Highland Park, uma área densamente povoada em Los Angeles, e estimou a profundidade em apenas 11 quilômetros. Por ter sido um terremoto considerado raso, foi sentido em amplas áreas e assustou moradores. Alguns relatos foram de prédios tremendo com pessoas segurando no batente da porta. A região da Califórnia teve mais dois tremores recentes que chamaram a atenção dos sismólogos. Um sismo ocorreu perto de Barstow, ao nordeste de Los Angeles, e atingiu magnitude 4.9 em 29 de julho. O outro abalo de magnitude 5.2 foi registrado próximo a Bakersfield, ao norte de Los Angeles na última terça-feira, dia 6 de agosto. O tremor moderado sacudiu o sul da Califórnia e foi sentido em áreas dos condados de Kern, Ventura e Los Angeles. Segundo o Instituto de Tecnologia da Califórnia, Caltech, ainda foram observados centenas de tremores leves secundários nos dois dias seguintes. A região é formada por uma rede de falhas geológicas.
O Corpo de Bombeiros não reportou danos graves e nem feridos, assim como o fechamento de estradas, no terremoto de segunda-feira. Mapa mostra diversas áreas próximas a Los Angeles, que sentiram em maior ou menor grau o terremoto da segunda-feira. Crédito: USGS |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024