Siga-nos
Sexta-feira, 28 jun 2024 - 09h23
Por Maria Clara Machado

Terremoto muito forte de magnitude 7.2 sacode moradias no sul do Peru

Um poderoso sismo de magnitude 7.2 atingiu a costa sul do Peru na madrugada desta sexta-feira, dia 28, assustando moradores de amplas áreas da região de Arequipa. Um alerta de tsunami chegou a ser disparado pelo PTWC, mas o risco já foi descartado.

Mapa destaca localização do poderoso sismo de 7.2 magnitudes no Peru. Crédito: Painel Global/Google Maps
Mapa destaca localização do poderoso sismo de 7.2 magnitudes no Peru. Crédito: Painel Global/Google Maps

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

O intenso terremoto ocorreu às 5:36 UTC do dia 28, início da madrugada hora local, com epicentro localizado perto da costa a 8 quilômetros a oeste do distrito de Atiquipa e estimado a 28 quilômetros de profundidade, segundo informações validadas pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).

O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC) emitiu alerta de tsunami 23 minutos após o terremoto, indicando previsão de ondas de 1 a 3 metros para locais da costa do Peru e com menor impacto no Chile.

Cerca de uma hora de depois, o PTWC reportou uma observação de onda de tsunami de 20 cm através de medidor em Chala, na região de Arequipa, retirando a ameaça em boletim emitido às 6:46UTC.

Pelas redes sociais, moradores de Atiquipa relataram que o terremoto foi forte e prolongado. Muitos moradores correram para as ruas na cidade vizinha de Caraveli e o tremor foi sentido também na capital Lima, a 600 quilômetros do epicentro. Os vídeos mostraram lâmpadas e objetos balançando dentro de casa.

O Instituto Nacional de Defesa Civil e o Ministério da Saúde informaram o número de quatro feridos até o momento, mas as informações ainda são desencontradas, assim como o balanço de danos, que estão sendo avaliados pelas autoridades.

Mapa mostra as áreas alcançadas pelo intenso sismo no Peru. Crédito: USGS
Mapa mostra as áreas alcançadas pelo intenso sismo no Peru. Crédito: USGS

Estatísticas do Evento
Dados do USGS mostram que foram registrados 5856 tremores em um raio de 700 quilômetros ao redor do epicentro do terremoto desta sexta-feira desde 1979.

Já em torno de 100 quilômetros foram observados 353 eventos. O último sismo mais próximo, a 7 quilômetros do epicentro, aconteceu também em 28 de junho de 2015 e atingiu na ocasião magnitude 4.2.

Duas réplicas leves de 4.7 e 4.4 magnitudes foram reportadas pelo USGS até agora e o monitoramento continua. As réplicas causaram deslizamentos de terra em estradas, segundo informações locais.

O Peru está localizado no encontro de duas placas tectônicas, a sul-americana e de Nazca, e está sujeito a tremores constantes.

Acompanhe aqui em tempo real as réplicas que estão ocorrendo no Peru!

Acesse também:

Terremoto na Venezuela é sentido no Caribe e em municípios brasileiros de Roraima



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024