Siga-nos
Quarta-feira, 21 ago 2019 - 13h18
Por Maria Clara Machado

Tornados e tempestades severas atingem o estado americano de Iowa

Três tornados e tempestades severas de verão atingiram áreas centrais do estado de Iowa, no centro-leste dos Estados Unidos, durante a terça-feira. O Serviço Meteorológico Nacional avaliou os danos e pelo menos um tornado foi classificado como F-1, na escala Fujita.

Caminhões tombados pela força do vento após tempestades e tornados atingirem o centro de Iowa (EUA). Imagem divulgada pela rede ABC News, no Youtube.
Caminhões tombados pela força do vento após tempestades e tornados atingirem o centro de Iowa (EUA). Imagem divulgada pela rede ABC News, no Youtube.

O primeiro tornado foi confirmado no condado de Marion, e tocou o solo logo cedo avançando por 24 quilômetros. O funil foi classificado como um EF-1, com ventos estimados em 117 km/h, alcançando uma largura de 137 metros, segundo informações do Serviço Nacional de Meteorologia. Nesta categoria os ventos de um tornado podem chegar a 181 km/h.

Os outros dois tornados atingiram o Badger Creek State Park, no condado de Madison, e Lacona, no condado de Warren, respectivamente, também durante a manhã da última terça-feira, dia 20.

As tempestades de verão que acompanharam os tornados derrubaram árvores, inundaram ruas e provocaram queda na energia elétrica em grande parte do centro de Iowa, mas apesar dos danos materiais não houve feridos.

Foram registrados mais de 100 mm de chuva na localidade de Eagle Grove. Só na região metropolitana de Des Moines, 17 mil residências ficaram sem luz.

Veja as imagens divulgadas pela rede ABC News, disponíveis no Youtube:



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024