Siga-nos
Quarta-feira, 20 jan 2021 - 09h30
Por Maria Clara Machado

Tremor de terra moderado foi sentido por moradores em Goiás

Um tremor de terra de magnitude 3.2 chamou a atenção na pequena cidade de Montividiu do Norte, no extremo norte de Goiás, no fim de semana. Este foi o quarto abalo sísmico registrado na região desde 2011, segundo os pesquisadores.

Imagem ilustrativa da cidade de Montividiu do Norte, em Goiás. Tremor de terra assustou moradores no domingo. Crédito: Ana/Divulgação Prefeitura de Montividiu do Norte.
Imagem ilustrativa da cidade de Montividiu do Norte, em Goiás. Tremor de terra assustou moradores no domingo. Crédito: Ana/Divulgação Prefeitura de Montividiu do Norte.

Institutos brasileiros detectaram o tremor
O tremor do dia 17 foi detectado e verificado pelo Centro de Sismologia da USP como um evento natural de 3.2 magnitudes, relativamente moderado a forte para os padrões brasileiros, com epicentro localizado na região de Montividiu do Norte a zero de profundidade às 12:06 UTC.

Já onze estações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) identificaram o evento com magnitude 3.1, epicentro na região de Trombas, localizada a 50 quilômetros ao sul de Montividiu do Norte, ocorrendo na superfície, às 14:12 no horário de Brasília.

Muitos moradores de Montividiu do Norte relataram o tremor de terra como um “terremoto muito rápido e intenso” na tarde do domingo. O som lembrando um trovão assustou e estremeceu portas e janelas de várias casas por cerca de 10 segundos, afirmaram diversas pessoas.

Últimos eventos
Alguns moradores lembram que não é a primeira vez que a cidade sente tremores de terra. Registros do UnB mostram que este é o quarto abalo sísmico na região de Montividiu do Norte em 20 anos. Um tremor de terra de 4.1 magnitudes ocorreu em Formosa em 2011, um de 1.9 magnitudes em Trombas em 2015 e mais um de magnitude 3.0 foi registrado em Santa Tereza de Goiás em 2017.

Neste mês de janeiro já ocorreram quatro tremores de terra de baixa intensidade no Brasil. Além deste de Montividiu do Norte, outros abalos sísmicos entre 1.5 e 2.7 magnitudes foram registrados em Parauapebas(PA), Sobral (CE) e Massapê (CE), pelas estações do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília.

Ouça o podcast Tudo sobre o forte tremor e réplicas em San Juan na Argentina



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024