Segunda-feira, 27 mai 2024 - 11h42
Por Maria Clara Machado
Um novo tufão nomeado Ewiniar se intensificou rapidamente sobre águas do Mar das Filipinas, no Pacífico asiático, provocando destruição e deixando vítimas fatais no fim de semana. O tufão continua forte e deve alcançar a costa leste do Japão pelo oceano esta semana.
Imagem de satélite mostra o tufão Ewiniar sobre águas do norte das Filipinas. Os ventos chegam a 170 km/h. Crédito: JTWC/SATOPS A Polícia Nacional das Filipinas confirmou nesta segunda-feira, dia 27, a morte de três pessoas, incluindo uma criança, durante a passagem do tufão Ewiniar pelo norte do país. As vítimas são da província de Quezon, duramente atingida por ventos fortes e inundações. O Conselho Nacional de Redução e Gestão do Risco de Desastres (NDRRMC) declarou que quase 20 mil pessoas de quatro regiões filipinas foram atingidas pela passagem do tufão. Mais de duas mil pessoas foram deslocadas para centros de evacuação disponibilizados pelo governo desde a sexta-feira.
O tufão deve enfraquecer um pouco, mas os ventos continuarão fortes até meados da semana, prevê o JTWC. Trajeto estimado para o tufão Ewiniar nos próximos dias. Crédito: JTWC A projeção é de ventos de até 140 km/h na terça-feira, caindo para 120 km/h na quarta-feira, dias 28 e 29 de maio, quando estará passando próximo às ilhas ao sul do Japão. Ewiniar ainda deve alcançar o leste do Japão, avançando pelo oceano na quinta-feira e na sexta-feira, dias 30 e 31 de maio. Inicialmente a tormenta, não vai tocar diretamente o solo, mas os ventos fortes devem influenciar as áreas costeiras, incluindo Tóquio. Ewiniar é o primeiro tufão a atingir as Filipinas este ano. O arquipélago recebe, em média, 20 tufões por ano. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024