Siga-nos
Terça-feira, 4 nov 2025 - 10h33
Por Maria Clara Machado

Tufão Kalmaegi impacta região central das Filipinas provocando enormes inundações

Kalmaegi evoluiu para um tufão e chegou com força arrasadora à região central das Filipinas no final desta terça-feira, hora local. As autoridades divulgaram 26 mortos até o momento em um cenário desolador de enormes inundações sem precedentes na província de Cebu. ATUALIZAÇÃO NO FINAL DA NOTÍCIA.

Equipes da Cruz Vermelha atuam nas Filipinas durante a passagem do tufão Kalmaegi. Crédito: Philippine Red Cross
Equipes da Cruz Vermelha atuam nas Filipinas durante a passagem do tufão Kalmaegi. Crédito: Philippine Red Cross

Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

As informações da imprensa internacional são de que Kalmaegi (localmente chamado de Tino) atingiu as Filipinas pela província Ilhas de Dinagat com ventos de 200 km/h e chuvas torrenciais, que logo resultaram em inundações severas por conta do transbordamento de rios.

Cenário desolador
O Escritório de Defesa Civil das Filipinas confirmou cerca de 150 mil evacuados para abrigos, enquanto Kalmaegi atravessava as ilhas de Cebu e Negros, nas Visayas.

Cidades inteiras foram inundadas e o cenário é de inúmeros carros boiando, caminhões e até grandes containers arrastados pela força das águas, muita lama e destruição.

Cebu gravemente atingida pelas inundações. Crédito: redes sociais/via X @JayBangWool<BR>
Cebu gravemente atingida pelas inundações. Crédito: redes sociais/via X @JayBangWool

Segundo a meteorologia local, as chuvas vieram muito acima da média e rapidamente. Na cidade de Cebu choveu 183 mm em menos de 24 horas, sendo que a média do mês é de 131 mm. As autoridades declararam que a situação é sem precedentes.

"Esperávamos que os ventos fossem a parte mais perigosa, mas a água é o que realmente está colocando nosso povo em risco. As enchentes são devastadoras", declarou publicamente a governadora provincial Pamela Baricuatro.

Cebu concentra o maior número de vítimas fatais e por afogamento. Muitos não conseguiram sair de suas casas a tempo, com a água subindo “de forma incontrolável” na madrugada, como descreveram moradores.

Imagem de satélite mostra o tufão Kalmaegi sobre a parte central das Filipinas no dia 4. Crédito: JTWC
Imagem de satélite mostra o tufão Kalmaegi sobre a parte central das Filipinas no dia 4. Crédito: JTWC

Kalmaegi ainda terá reforço
O tufão Kalmaegi só deve sair completamente das Filipinas na quarta-feira, dia 5, mas deve ganhar um reforço ao se mover sobre o Mar do Sul da China nos próximos dias. A temperatura da superfície da água do mar na região está em 30°C.

De acordo com o Joint Typhoon Warning Center (JTWC), Kalmaegi tem ventos sustentados de 130 km/h e poderá alcançar os 175 km/h até a quinta-feira, dia 6, antes de tocar o solo novamente, desta vez no Vietnã.

Trajeto estimado para Kalmaegi nos próximos dias. Crédito: JTWC
Trajeto estimado para Kalmaegi nos próximos dias. Crédito: JTWC

O arquipélago das Filipinas e esta região do sudeste asiático são impactados em média por 20 tempestades tropicais e tufões por ano. Os cientistas alertam que os oceanos mais quentes e as mudanças climáticas estão fortalecendo os tufões mais rapidamente, e que por sua vez, estão gerando chuvas mais intensas.

**ATUALIZAÇÃO: As Filipinas declararam estado de emergência nesta quinta-feira com o aumento no número de mortos para 140. Cerca de 560 mil pessoas estão fora de casa.

Acompanhe em tempo real todas as tempestades ciclônicas que estão atuando ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2025