Siga-nos
Sexta-feira, 16 abr 2021 - 15h33
Por Maria Clara Machado

Tufão Surigae deve chegar à categoria 4 na costa das Filipinas

O tufão Surigae está ganhando força rapidamente sobre o mar das Filipinas e deve se intensificar ainda mais durante o fim de semana elevando os alertas na região. A tempestade também chamada de Bising pela agência meteorológica das Filipinas (PAGASA) pode atingir a categoria 4 na escala de ventos Saffir-Simpson tornando-se um super tufão.

A imagem de satélite mostra o grande tufão Surigae formado ao largo das Filipinas. Surigae ainda deve evoluir para um super tufão. Crédito:RAMMB/CIRA
A imagem de satélite mostra o grande tufão Surigae formado ao largo das Filipinas. Surigae ainda deve evoluir para um super tufão. Crédito:RAMMB/CIRA

Um Super Tufão vai se formar
As previsões da PAGASA e do Centro de Alerta de Tufão do Pacífico (JTWC) são rajadas de vento intensas acima de 220 km/h, chuva fortes e ondas muito agitadas. As piores condições do tempo são esperadas para a área oceânica e nem tanto para a área territorial das Filipinas.

A maioria dos modelos meteorológicos está indicando que Surigae deve ficar próximo à costa contornando o arquipélago pelo leste. O nível de alerta está em 1 ou 2, mas pode mudar caso o rastro do tufão se aproxime muito das áreas costeiras, avaliam os meteorologistas.

Ainda assim, as ilhas de Visayas Oriental e Camote poderão receber chuvas moderadas a fortes sendo possível inundações e deslizamentos de terra. O mar ficará muito agitado na costa oriental de Bicol, Visayas, Carga e Davao com ondas arriscadas variando de 2,5 até 6 metros de altura.

Os ventos de Surigae já estão em 162 km/h nesta sexta-feira, dia 16, o equivalente a um furacão categoria 2. O centro do tufão está a cerca de 790 quilômetros a leste da cidade de Surigão do Norte (Surigao Del Norte) e continua se movendo com direção oeste-noroeste, o que deve prosseguir até a segunda-feira.

Há previsão de intensificação dos ventos no fim de semana impulsionada pelas condições específicas da superfície do mar quente entre 28°C e 30°C e dos ventos calmos em várias direções em níveis atmosféricos superiores à tormenta.

O fenômeno está bem organizado com atividades de chuva e de tempestades. Ao passar pela ilha Yap, nos Estados Federais da Micronésia, Surigae provocou ventos fortes.

O super tufão Goni provocou devastação massiva nas Filipinas em outubro de 2020. Crédito: Divulgação Cruz Vermelha das Filipinas/IRFC
O super tufão Goni provocou devastação massiva nas Filipinas em outubro de 2020. Crédito: Divulgação Cruz Vermelha das Filipinas/IRFC

Surigae é o primeiro tufão da temporada 2021 e evoluiu de uma tempestade tropical sobre o Pacífico desde a quarta-feira. As Filipinas ainda lembram do super tufão Goni que trouxe muita destruição em outubro de 2020.

Acesse também:

Tempestade tropical Surigae poderá ser o primeiro super tufão da temporada



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024