Quinta-feira, 14 mai 2020 - 15h55
Por Maria Clara Machado

Tufão Vongfong provoca evacuação de milhares nas Filipinas

Um novo tufão nomeado de Vongfong ganhou força sobre o mar das Filipinas e atingiu o leste do arquipélago nesta quinta-feira, dia 14. Milhares de pessoas precisaram ser evacuadas em meio a uma situação já complicada por conta do confinamento pelo novo coronavírus. Vongfong é o primeiro tufão da temporada de 2020 do Pacífico Oeste.

Imagem de satélite mostra o tufão Vongfong no lado leste das Filipinas. O tufão ainda poderá provocar chuva forte e ventos intensos até o sábado. Crédito: Worldview NASA.
Imagem de satélite mostra o tufão Vongfong no lado leste das Filipinas. O tufão ainda poderá provocar chuva forte e ventos intensos até o sábado. Crédito: Worldview NASA.

As informações divulgadas pela impressa internacional, são de que Vongfong atingiu o leste da ilha de Samar por volta do meio dia, hora local, com ventos perigosos. As rajadas de vento ainda estão passando de 150 km/h, o que faz a tempestade ser equivalente a um furacão na categoria 2, na escala de ventos Sáffir-Simpson.

São pelo menos 200 mil pessoas que vivem em áreas costeiras em Samar e outras milhares poderão ser atingidas com o deslocamento do tufão até o sábado.

Vongofong continua sua trajetória estimada rumo oeste-noroeste do país e ainda poderá provocar chuvas volumosas e ventos fortes em regiões como Visayas, Bicol e o norte de Luzon, incluindo a capital Manila, áreas populosas do arquipélago.

O Joint Typhoon Warning Center (JTWC) prevê rajadas de vento na ordem de 140 km/h nesta sexta-feira, diminuindo para 80 km/h no decorrer do fim de semana.

A tempestade ainda poderá avançar por alto mar ao leste de Taiwan no início da próxima semana.

Pandemia
O arquipélago das Filipinas já enfrenta regras rígidas de isolamento impostas pelo governo por conta da pandemia do novo coronavírus. O país possui quase 12 mil casos da doença.

Neste caso, os centros de evacuação estão recebendo só a metade da capacidade e todos os evacuados precisam seguir regras, como a utilização de máscaras de proteção.

As Filipinas são atingidas por uma média de 8 a 9 tempestades ciclônicas por ano e deverão estar preparada para o período.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021