Siga-nos
Quarta-feira, 12 jun 2024 - 10h27
Por Maria Clara Machado

Turquia, Chipre e Grécia enfrentam grande onda de calor e aumento de incêndios florestais

A primeira grande onda de calor do ano já toma conta do leste do mar Mediterrâneo, atingindo com intensidade a Turquia e a Ilha de Chipre, aumentando o risco de incêndios. A previsão também indica que os termômetros vão subir a níveis acima do normal na Grécia.

Mapa mostra em vermelho escuro as áreas banhadas pelo Mediterrâneo que estão com calor extremo. Crédito: WINDY/modeloGFS/12 de junho
Mapa mostra em vermelho escuro as áreas banhadas pelo Mediterrâneo que estão com calor extremo. Crédito: WINDY/modeloGFS/12 de junho


Você também pode se interessar por nossos Podcasts!

Temperaturas estão mais de 10°C acima do normal
A onda de calor antecipada que atinge a Turquia já fez as temperaturas subirem até 40°C na província de Edirne e 39°C em Karklareli, próximas da fronteira com a Bulgária, no noroeste do país, na terça-feira.

A população tomou conta das ruas em busca de um alívio nos parques, jardins e pátios das mesquitas. Na capital Ancara, no centro do país, fez 34°C na terça-feira.

Segundo a meteorologia, as temperaturas estão entre 8 a 12 graus acima do normal para a época do ano. Em junho, a média de temperatura máxima é de 26°C, mas frequentemente atinge 30°C em vários locais da Turquia.

A previsão indica que o calor ainda vai se intensificar no restante da semana com as máximas podendo chegar aos 45°C especialmente no centro, sul e oeste do país.

Um resort turístico em Kumluca, na província de Antalya, no sul da Turquia, já foi atingido pelas chamas e várias casas de madeira pegaram fogo. Entretanto, as autoridades informaram hoje cedo que a situação já está contida.

Calor recorde para junho em Chipre
Além da Turquia, banhada pelo Mediterrâneo e Egeu, a Ilha de Chipre, a terceira maior e mais populosa do Mediterrâneo, também sente o impacto do calor extremo e o aumento dos incêndios florestais. A região bateu recorde para junho com 44°C no último dia 7.

Três aldeias foram evacuadas por causa de incêndios, que se propagaram rapidamente através da vegetação baixa e seca em Chipre. Várias outras aldeias estão em alerta máximo para o risco de incêndios florestais.

As autoridades informaram que estão recebendo ajuda com aeronaves vindas da Jordânia e da Grécia para combater os focos.

Grécia em alerta máximo para incêndios
As massas quentes que ganham força sobre o norte da África e o mar Mediterrâneo central se movem para o leste e as temperaturas também estão em elevação na Grécia, que espera por termômetros acima dos 40°C até a sexta-feira, dia 14. O pico do calor deve ocorrer nesta quarta e quinta-feira, segundo o Serviço Meteorológico grego.

Câmera Monte Parnaso, Grécia, dia 12 de junho. Crédito: Serviço Meteorológico da Grécia
Câmera Monte Parnaso, Grécia, dia 12 de junho. Crédito: Serviço Meteorológico da Grécia

O Corpo de Bombeiros já emitiu alerta de risco de incêndio florestal muito alto no centro da Grécia e em partes do Peloponeso e Creta.

Acesse também:

Egito vive onda de calor sufocante e cortes de energia frequentes

Mesmo com o fim do El Niño vão ocorrer temperaturas excepcionalmente altas, diz OMM

Satélites monitoram situação crítica de incêndios precoces e intensos no Pantanal

Clique + NOTÍCIAS aqui!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024