Siga-nos
Sexta-feira, 14 jan 2022 - 17h32
Por Maria Clara Machado

Vários tremores de terra são detectados em Divinópolis (MG) esta semana

A terra está tremendo em Divinópolis, região central de Minas Gerais, esta semana e uma série de abalos sísmicos foram detectados por estações operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Foram pelo menos seis tremores de baixa magnitude, o maior deles de intensidade 3.0.

Imagem ilustrativa de Divinópolis, onde ocorreram pelo menos seis tremores de terra desde segunda-feira, dia 10. Crédito: Prefeitura de Divinópolis
Imagem ilustrativa de Divinópolis, onde ocorreram pelo menos seis tremores de terra desde segunda-feira, dia 10. Crédito: Prefeitura de Divinópolis

Abalos ocorreram toda semana
A Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) confirmou que o primeiro abalo aconteceu às 23:13UTC do dia 10 de janeiro e teve magnitude 3.0. Alguns moradores relataram pelas redes sociais terem ouvido um barulho no momento do tremor.

Ontem, dia 13, a terra voltou a tremer mais vezes com três sismos registrados às 18:25UTC, 18:32UTC e 22:30UTC, respectivamente. Foram abalos de 2.8, 2.9 e 1.8 magnitudes.

Nesta sexta-feira, dia 14, mais dois tremores de terra foram detectados. Um às 2:52UTC com magnitude 2.0 e outro às 3:04UTC de magnitude 1.6.

Tremores de terra neste nível em geral não trazem danos ou preocupações e nem sempre são sentidos pela população. A Prefeitura de Divinópolis informou que apesar da quantidade de abalos não houve chamados relacionados aos eventos.

Especialistas afirmam que estes pequenos abalos são comuns em Minas Gerais e outras partes do Brasil, resultado de movimentação de falhas ou fraturas geológicas na crosta terrestre.
A última vez que foram registrados abalos sísmicos em Divinópolis foi em 1990.

Monitore aqui em tempo real terremotos ao redor do globo!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024