Sexta-feira, 19 mar 2021 - 16h09
Por Maria Clara Machado

Vulcão Etna tem décima quinta erupção de lava e cinzas em um mês

O vulcão Etna na Itália está longe se acalmar e teve mais uma atividade paroxística durante a manhã da sexta-feira. Já são 15 eventos intensos consecutivos desde 16 de fevereiro quando ocorreu uma violenta erupção do Etna. O monte continua no alerta vermelho, ou nível 4, para novas erupções.

Imagem do pico de atividade do vulcão Etna no dia 19 de março, registrada por webcam em Montagnola. Crédito: INGV.
Imagem do pico de atividade do vulcão Etna no dia 19 de março, registrada por webcam em Montagnola. Crédito: INGV.

A atividade do dia 19 aconteceu aproximadamente entre 9h30 e 11h30, horário local, novamente na cratera sudeste do Etna, semelhante às erupções do último mês.

Imagens de webcam mostraram inúmeras fortes explosões com pelo menos meia hora de fontes de lava sustentadas e emissões de cinzas nesta décima quinta atividade do vulcão, embora sem muita nitidez devido às más condições meteorológicas do momento. De acordo com o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV), as fontes de lava parecem ter atingido pelo menos 500 metros.

O tremor atingiu níveis elevados o que normalmente resulta na erupção de fontes de lava, no caso, descendo em direção Valle Del Bove. Duas fortes explosões com sons de rugido foram ouvidos pela população em ampla área ao redor do vulcão, na Sicília, no começo da manhã.

Imagem térmica do décimo quinto paroxismo do vulcão Etna na sexta-feira, 19 de março. Crédito: INGV.
Imagem térmica do décimo quinto paroxismo do vulcão Etna na sexta-feira, 19 de março. Crédito: INGV.

Os ventos fortes empurraram para leste-nordeste lapilli preto de 1 cm em direção a província de Vena, em Catânia e a queda de cinzas foi relatada em Milo, Piedominte Etneo e Fiumefreddo di Sicilia . Assim como hoje, a queda de cinzas também foi reportada em cidades próximas ao vulcão durante os picos das atividades das últimas semanas.

Acesse também:

Municípios ao pé do vulcão Etna estão cobertos por cinzas e lapilli



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021