Segunda-feira, 5 ago 2024 - 17h24
Por Maria Clara Machado
O vulcão Etna deu mais um espetáculo e voltou a lançar fontes de lava e uma enorme nuvem de cinzas a dez quilômetros de altitude. A nova erupção aconteceu no domingo e foi o quinto evento registrado em um mês.
Nova erupção do Etna registrada na Sicília em 4 de agosto. Crédito: divulgação via X @volcaholic1 O Monte Etna é o vulcão mais alto e ativo de toda a Europa e está numa fase de atividade frequente desde 4 de julho. A situação é preocupante porque pedras de lava, um pouco maiores do que o tamanho de uma moeda, foram lançadas sobre aldeias próximas ao vulcão, localizado na Sicília, no sul da Itália.
Erupção do Etna lançou grande coluna de fumaça no dia 4 de agosto. Crédito: divulgação via X @BGatesIsaPyscho Cinzas do Etna cobriram parte do solo em locais habitados. Crédito: divulgação via X @BGatesIsaPyscho Detalhe das cinzas do Etna que cobriram parte do solo em locais habitados. Crédito: divulgação via X @BGatesIsaPyscho Segundo o Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV), a amplitude média do tremor vulcânico teve um aumento repentino durante a madrugada do domingo, passando de valores médios e altos para muito elevados após às 4h30. A atividade estromboliana se intensificou a partir daí e evoluiu para uma fonte de lava. Durante a atividade, também ocorreram transbordamentos de lava, produzidos na borda oeste da cratera Bocca Nuova, segundo os relatos do INGV.
As autoridades locais pediram que o governo regional solicite com urgência o estado de calamidade para as populações das aldeias do Etna, que foram impactadas por enorme grande quantidade de pedras e cinzas.. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024