Siga-nos
Quinta-feira, 5 ago 2021 - 14h45
Por Maria Clara Machado

Vulcão Sinabung está em alerta III após cinco dias da forte erupção na Indonésia

O vulcão Sinabung, no norte de Sumatra, na Indonésia, continua dando sinais de atividade cinco dias depois de uma forte erupção que lançou densas nuvens de cinzas a 4,5 mil quilômetros de altura acima do cume no último dia 28. O boletim mais recente emitido pelo PVMBG (Pesquisa Vulcanológica da Indonésia) em 4 de agosto relatou que vários tremores ainda estão ocorrendo no Monte Sinabung.

Vulcão Sinabung em erupção no dia 28 de julho. A explosão lançou fumaça e cinzas a 4,5 mil quilômetros de altura. Crédito: imagem de webcam PVMBG
Vulcão Sinabung em erupção no dia 28 de julho. A explosão lançou fumaça e cinzas a 4,5 mil quilômetros de altura. Crédito: imagem de webcam PVMBG

Segundo o PVMBG, avalanches de lava foram observadas em direção ao leste e sudeste nos últimos dias, assim como terremotos detectados pela rede sismográfica local. A fumaça saindo da cratera é branca e espessa ainda atingindo até 300 metros do cume.

Assim, a recomendação continua sendo o distanciamento por parte da comunidade e turistas num raio mínimo de 3 quilômetros do cume do Monte Sinabung e até 5 quilômetros no setor sudeste.

Também continuam ativas as recomendações sobre possíveis quedas de cinzas e a orientação a população para o uso de máscaras, limpeza dos telhados e proteção às instalações de água potável. Para os moradores que vivem perto de rios há alerta para os lahars, as avalanches de materiais vulcânicos e água. Eles descem pelas encostas e seguem normalmente os cursos de água.

Forte erupção no dia 28 de julho
O Sinabung entrou em forte erupção no último dia 28 de julho. A forte atividade expeliu densas nuvens de fumaça e cinzas até 4,5 mil quilômetros de altura acima do topo do vulcão. O evento durou mais de 12 minutos e também causou a queda de cinzas atingindo alguns subdistritos, de acordo com o PVMBG.

Mais plumas brancas foram visíveis até 500 metros do cume entre os dias 29 de julho e 2 de agosto, no começo da semana, embora as observações mais detalhadas foram dificultadas pelas más condições meteorológicas.

Apesar da forte explosão não foi necessária uma evacuação da região, pois os materiais vulcânicos não se espalharam pelas áreas habitadas.

Devido a atividade frequente do Monte Sinabung em particular desde 2013, não há moradores num raio de 5 quilômetros da cratera. O Sinabung está em alerta III, ou alerta laranja em espera, acima do status normal desde maio de 2019.

Assim como o Sinabung, ou vulcões Merapi e lli Lewotolok também estão em alerta laranja. Outros principais vulcões da Indonésia de uma lista de 130 encontram-se atualmente no status amarelo, ou alerta II.

As erupções do Sinabung de 2014 e de 2016 deixaram no total 23 vítimas fatais.

Confira aqui a página de Relatórios Vulcânicos do Painel Global!



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024