Sexta-feira, 5 jul 2024 - 14h53
Por Maria Clara Machado
O vulcão Stromboli, localizado na ilha de mesmo nome, no sul da Itália, entrou em erupção com forte atividade explosiva nas últimas 24 horas, o que fez a Defesa Civil elevar o nível de alerta de laranja para vermelho, o maior da escala. O Stromboli não registrava intensa atividade há cinco anos.
Atividade do Stromboli se intensificou na tarde do dia 4. Crédito: divulgação via X @vigilidelfuoco A atividade do Stromboli acontece quase simultaneamente ao despertar do Etna, na Sicília, também nos últimos dias. O Stromboli deu um verdadeiro espetáculo de imagens, com fluxos de lava e uma imensa nuvem de vapor e cinzas saindo do cume, que foram acompanhadas pelos turistas à distância da ilha. Confira imagens da intensidade atividade do Stromboli, capturadas por helicópteros do Corpo de Bombeiros e câmeras do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália (INGV): Erupção do vulcão Stromboli capturada por helicóptero do Corpo de Bombeiros da Itália. Crédito: @vigilidelfuoco Uma grande nuvem de cinzas e lava foi lançada nas últimas horas pelo Stromboli. Crédito: @vigilidelfuoco Comparação entre a câmera infravermelha, à esquerta, e a visível, à direita, dos fluxos piroclásticos que encontraram o mar durante atividade do Stromboli. Crédito: INGV Depois da intensa atividade, aos poucos o Stromboli está voltando à normalidade. Segundo o INGV, o fluxo de lava diminuiu nas últimas horas e os habitantes da ilha, acostumados a conviver com o vulcão, já estavam limpando as cinzas, que cobriram as ruas e os telhados das casas. Marco Merlino, um habitante da ilha, declarou com entusiasmo diante da força do Stromboli: “Não me sinto em perigo nenhum, o Stromboli está fazendo o seu trabalho e para mim é mais perigoso viver na cidade”. A subida às zonas do cume da montanha continua suspensa no momento, assim como permanece a proibição de pernoitar na praia e o desembarque de excursões diárias na ilha.
As informações divulgadas pela imprensa internacional são de que apenas as chegadas seguem com restrições nesta sexta-feira, dia 5. |
Procure no Painel
|
Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024