Siga-nos
Segunda-feira, 13 jan 2020 - 11h21
Por Maria Clara Machado

Vulcão Taal entra em erupção nas Filipinas após 43 anos

O pequeno vulcão Taal entrou em erupção no domingo e forçou a evacuação em massa de pelo menos 8 mil pessoas que vivem ao redor da região. Uma enorme coluna de cinzas de um quilômetro de altura pode ser vista saindo do topo da montanha e tremores estrondosos acompanharam a explosão. Muitos moradores registraram os momentos apreensivos.

Imagem divulgada por moradores ao redor do vulcão Taal. A erupção aconteceu neste domingo e obrigou a evacuação em massa de 8 mil pessoas. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @menggurlll
Imagem divulgada por moradores ao redor do vulcão Taal. A erupção aconteceu neste domingo e obrigou a evacuação em massa de 8 mil pessoas. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @menggurlll

Alerta
O Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas avalia que a atividade do vulcão pode continuar por mais alguns dias ou semanas.

O nível de alerta do vulcão Taal chegou a 4, em uma escala que vai até 5, indicando a eminente erupção. As autoridades ainda orientam os moradores a saírem da região num raio de 14 quilômetros do vulcão. Por conta da dispersão das cinzas, os voos no aeroporto internacional de Manila estavam suspensos ontem e operavam parcialmente nesta segunda-feira, dia 13.

Antes da erupção, 75 terremotos ocorreram na região de Taal e a intensa atividade sísmica evoluiu para a erupção magmática. A fonte de lava caracterizada fraca veio acompanhada por trovões e relâmpagos, relatou o Instituto de Vulcanologia e Sismologia das Filipinas.

Veja imagens divulgadas no youtube de como aconteceu a erupção do vulcão Taal:

Medidas
Ainda não ocorreram sinais de uma erupção perigosa, ou seja, com fluxos de cinzas, rochas e gás a uma velocidade superior a 60 km/h na horizontal, informou o Instituto, mas o monitoramente persiste e por isso a evacuação preventiva dos moradores.

Embora seja considerada “zona de perigo”, estima-se que mais de 450 mil pessoas vivam num raio de 14 quilômetros do vulcão. São aldeias de pescadores que estão fixadas há anos na região.

Durante a erupção deste domingo, as cinzas se espalharam por diversas áreas próximas e todos os moradores foram aconselhados a utilizarem máscaras, que inclusive, já começaram a faltar nas lojas da região, segundo informações da imprensa internacional. As cinzas também atingiram plantações e animais da região.

Máscaras são distribuídas por este morador da região do vulcão Taal. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @peppereavanna
Máscaras são distribuídas por este morador da região do vulcão Taal. Crédito: Imagem divulgada pelo twitter @peppereavanna

Vulcão Taal
O vulcão está localizado a cerca de 90 quilômetros da capital Manila e estava “adormecido” desde 1977.

O vulcão fica no meio do lago Taal, uma região turística e habitada das Filipinas. Junto com dezenas de vulcões no arquipélago das Filipinas, Taal está localizado no Anel de Fogo do Pacífico, onde se concentra as maiores atividades sísmicas e vulcânicas do globo terrestre.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024