Siga-nos
Quinta-feira, 1 abr 2021 - 09h55
Por Maria Clara Machado

Vulcão no sul do Japão em alerta laranja após série de erupções dos últimos dias

A ilha vulcânica Suwanose, pertencente à província de Kagoshima, ao sul do Japão entrou em alerta laranja, ou nível 3 em uma escala que vai até 5, após várias erupções terem lançado rochas a cerca de um quilômetro da cratera Ontake em especial nos últimos dois dias. Com baixa população, a ilha está localizada a 230 quilômetros de Kagoshima.

Vulcão Suwanosejima, ao sul do Japão, em atividade recente no mês de março. Dezenas de explosões aconteceram nas últimas semanas elevando o alerta de atividade vulcânica para nível 3. Crédito: JMA
Vulcão Suwanosejima, ao sul do Japão, em atividade recente no mês de março. Dezenas de explosões aconteceram nas últimas semanas elevando o alerta de atividade vulcânica para nível 3. Crédito: JMA

Dezenas de explosões elevaram o alerta vulcânico
O vulcão Suwanosejima entrou em forte atividade na terça-feira, dia 30, mas de acordo com as autoridades não houve relatos de feridos. Na sequência na madrugada da quarta-feira, outra erupção lançou novamente grandes rochas num raio de um quilômetro da cratera.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) elevou o nível de alerta de atividade vulcânica de 2 para 3, recomendando que ninguém se aproxime da cratera do vulcão. O vulcão em atividade mantém o potencial para lançar rochas grandes dentro de um raio de dois quilômetros da cratera, informa a agência.

Mapa indica posição da ilha vulcânica  Suwanose que está sob alerta laranja devido às dezenas de erupções registradas no mês de março. O alerta continua em vigor neste começo de abril. Crédito: JMA.
Mapa indica posição da ilha vulcânica Suwanose que está sob alerta laranja devido às dezenas de erupções registradas no mês de março. O alerta continua em vigor neste começo de abril. Crédito: JMA.

A JMA relatou um total de 17 explosões do vulcão Suwanosejima durante os dias 19 e 26 de março com plumas de cinzas e fumaça que subiram até 1,2 quilômetros da borda da cratera Ontake. A incandescência da cratera foi visível à noite em algumas situações.

Somente em 30 de março, na última terça-feira, 18 explosões foram detectadas gerando mais plumas de cinzas que chegaram a alcançar 1,5 quilômetros de altitude acima da cratera. A série de atividades também ejetou rochas a 800 metros ao sul da cratera.

O Suwanosejima é um vulcão ativo e passou por intensa atividade no final de dezembro passado, quando também estava em alerta laranja. Só na segunda quinzena de janeiro o alerta foi rebaixado para amarelo, ou nível 2 e assim permanecia até as recentes erupções de março.

Imagem ilustrativa da ilha vulcânica Suwanose. Crédito: Wikimedia/Taro Nagoya.
Imagem ilustrativa da ilha vulcânica Suwanose. Crédito: Wikimedia/Taro Nagoya.


Acesse o Relatório Vulcânico do Painel Global e tenha as últimas informações de atividades vulcânicas ao redor do globo



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024