Siga-nos
Sexta-feira, 10 jan 2020 - 11h07
Por Maria Clara Machado

Webcams mostram espetacular erupção do Vulcão El Popo

O vulcão Popocatépetl, ou popularmente chamado de El Popo pelos mexicanos, entrou em atividade e promoveu um verdadeiro espetáculo de imagens na última quinta-feira, dia 9. A fumaça chegou a 3 quilômetros de altura e tudo pode ser registrado em tempo real pelas Webcams de México ligadas ao Centro Nacional de Prevenção de Desastres (CENAPRED) que monitora o vulcão.

Vulcão Popocatépetl em erupção na manhã da quinta-feira, dia 9. A coluna de fumaça alcançou 3 quilômetros de altura.Crédito: Webcams de México/CENAPRED
Vulcão Popocatépetl em erupção na manhã da quinta-feira, dia 9. A coluna de fumaça alcançou 3 quilômetros de altura.Crédito: Webcams de México/CENAPRED

Além das webcams, moradores da Cidade do México também espalharam diversas imagens do vulcão pelas redes sociais. O vulcão Popocatépetl fica a menos de 100 quilômetros da capital e é bastante visível especialmente quando as condições do tempo permitem. A Montanha também está a cerca de 50 quilômetros da cidade povoada de Puebla.

Veja o espetáculo de imagens durante a erupção do vulcão Popocatépetl capturadas pelas Webcams de México:

Como aconteceu a erupção
Esta erupção aconteceu logo no início do dia quando o céu estava azul. Autoridades colocaram as proximidades da região em alerta amarelo e felizmente a fumaça e as cinzas não avançaram para a capital. Foram desviadas pelo vento para o lado noroeste.

O boletim de monitoramento da CENAPRED indicou 268 exalações compostas por vapor d’água, gases vulcânicos e baixo teor de cinzas. Também foram registrados 90 minutos de tremor, tudo isso antes da explosão das 6h31 (horário local), quando uma coluna de cinzas atingiu então 3 quilômetros na direção nordeste. O material incandescente atingiu uma distância de 1 quilômetro de raio da borda da cratera, ainda de acordo com os sistemas de monitoramento do vulcão Popocatépetl.

Imagem do vulcão Popocatépetl na manhã desta sexta-feira, dia 10. Crédito: Webcams de México.
Imagem do vulcão Popocatépetl na manhã desta sexta-feira, dia 10. Crédito: Webcams de México.

El Popo acalmou e nenhuma atividade era observada na manhã desta sexta-feira, dia 10. A última erupção do vulcão foi no final de novembro de 2019. Popocatépetl é um dos vulcões mais ativos do México, que tem mais de 40 deles em atividade.



Procure no Painel


Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024