Vulcão Alaid (Russia)
21 Aug 2024KVERT baixou o Código de Cores da Aviação para Alaid para Amarelo (o segundo nível mais baixo em uma escala de quatro cores) em 30 de dezembro e depois para Verde em 4 de janeiro. As plumas de cinzas foram observadas pela última vez em 26 de novembro e a temperatura da anomalia térmica estava em níveis de fundo desde 1º de dezembro. Fonte: Kamchatkan Volcanic Eruption Response Team (KVERT)
KVERT informou que uma anomalia térmica sobre Alaid foi identificada em imagens de satélite em 17 e 22 de dezembro, nuvens meteorológicas obscureceram as observações nos outros dias de 16 a 21 de dezembro. O código de cores da aviação permaneceu em laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas nos horários UTC, os eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Kamchatkan Volcanic Eruption Response Team (KVERT)
O KVERT informou que a erupção em Alaid estava em andamento entre 8 e 15 de dezembro. Uma anomalia térmica foi identificada nas imagens de satélite nos dias 8, 12 e 14 de dezembro, nuvens meteorológicas obscureceram as observações nos outros dias. O código de cores da aviação permaneceu em laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas nos horários UTC, os eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Kamchatkan Volcanic Eruption Response Team (KVERT)
O KVERT informou que a erupção em Alaid estava em andamento de 1 a 8 de dezembro. Uma anomalia térmica foi identificada nas imagens de satélite nos dias 2 e 8 de dezembro, nuvens meteorológicas obscureceram as observações nos outros dias. O código de cores da aviação permaneceu em laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas nos horários UTC, os eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Kamchatkan Volcanic Eruption Response Team (KVERT)
O KVERT informou que a erupção em Alaid estava em andamento entre 25 de novembro e 1º de dezembro. Uma anomalia térmica diária foi identificada nas imagens de satélite. Plumas de cinzas flutuaram 220 km SE durante 25-26 de novembro. O código de cores da aviação permaneceu em laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas nos horários UTC, os eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Kamchatkan Volcanic Eruption Response Team (KVERT)
KVERT baixou o código de cores da aviação de Alaid para verde (o nível mais baixo em uma escala de quatro cores) em 24 de novembro, observando que a atividade diminuiu gradualmente desde que a última nuvem de cinzas foi registrada em 26 de outubro. A temperatura da anomalia térmica começou a diminuir em 29 de outubro e atingiu níveis de fundo em 20 de novembro. Às 10h25 de 26 de novembro (horário local), nuvens de cinzas de explosões eram visíveis em imagens de satélite à deriva 38 km SE em altitudes de 4,5-4,7 km (14.800-15.400 pés) asl O código de cores da aviação foi elevado para laranja. As explosões continuaram ao longo do dia, em 1521 (hora local) as plumas de cinzas subiam para 3,5 km (11.500 pés) de altitude e as plumas de cinzas chegaram a 220 km SE. As datas são baseadas nos horários UTC, os eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Kamchatkan Volcanic Eruption Response Team (KVERT)
KVERT baixou o código de cores da aviação de Alaid para amarelo (o segundo nível mais baixo em uma escala de quatro cores) em 17 de novembro, observando que a atividade diminuiu gradualmente desde que a última nuvem de cinzas foi registrada em 26 de outubro. A anomalia térmica continuou a ser identificada periodicamente nas imagens de satélite quando as condições meteorológicas permitiam a visualização, embora a temperatura da anomalia térmica tenha começado a diminuir a 29 de outubro. As datas são baseadas nos horários UTC, os eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Kamchatkan Volcanic Eruption Response Team (KVERT)
O KVERT informou que a erupção em Alaid estava em andamento entre 3 e 10 de novembro. Uma fraca anomalia térmica foi identificada nas imagens de satélite nos dias 3, 6 e 8-9 de novembro, o vulcão foi obscurecido por nuvens nos outros dias da semana. Em 10 de novembro, o KVERT informou que a atividade eruptiva estava diminuindo gradualmente. O código de cores da aviação permaneceu em laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas nos horários UTC, os eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Kamchatkan Volcanic Eruption Response Team (KVERT)
KVERT informou que a erupção em Alaid estava em andamento entre 27 de outubro e 3 de novembro. Uma anomalia térmica diária foi identificada nas imagens de satélite. O Aviation Color Code permaneceu em Orange (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas no horário UTC, eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatkan (KVERT)
KVERT informou que a erupção em Alaid estava em andamento entre 20 e 27 de outubro. Uma anomalia térmica diária intensa foi identificada em imagens de satélite. Plumas de cinzas flutuaram mais de 700 m NE e SE. O Aviation Color Code permaneceu em Orange (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas no horário UTC, eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatkan (KVERT)
KVERT informou que a erupção em Alaid estava em andamento entre 14 e 20 de outubro. Uma anomalia térmica intensa foi identificada em imagens de satélite durante 13-16 e 20 de outubro, nuvens meteorológicas obscureceram as vistas nos outros dias. Atividade explosiva durante 13-16 de outubro gerou nuvens de cinzas que subiram até 6,5 km (21.300 pés) de altitude e derivaram 360 km E e SE. O Aviation Color Code permaneceu em Orange (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas no horário UTC, eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatkan (KVERT)
KVERT informou que a erupção em Alaid estava em andamento entre 7 e 14 de outubro e uma anomalia térmica diária foi identificada em imagens de satélite. Atividade explosiva em 16 de outubro gerou nuvens de cinzas que subiram para 3,7 km (12.100 pés) de altitude e derivou 293 km ESE. O Aviation Color Code permaneceu em Orange (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas no horário UTC, eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatkan (KVERT)
KVERT relatou que um novo fluxo de lava desceu pelo flanco S de Alaid durante 27-28 de setembro e continuou ativo pelo menos até 6 de outubro, uma anomalia térmica foi identificada em imagens de satélite durante esse mesmo período de tempo. O Aviation Color Code permaneceu em Orange (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas nos horários UTC, eventos específicos estão na hora local onde indicado.Fonte: Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatkan (KVERT)
KVERT informou que uma anomalia térmica sobre Alaid foi identificada em imagens de satélite durante 22-30 de setembro. Plumas de cinzas eram visíveis à deriva 140 km NE e SE durante 26-27 de setembro. O Aviation Color Code permaneceu em Orange (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas no horário UTC, eventos específicos estão no horário local onde indicado.Fonte: Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatkan (KVERT)
KVERT informou que uma anomalia térmica sobre Alaid foi identificada em imagens de satélite durante 15-22 de setembro. Em 18 de setembro uma nuvem de cinzas flutuou 50 km E. O Código de Cores da Aviação permaneceu em Laranja (o segundo nível mais alto em uma escala de quatro cores). As datas são baseadas nos horários UTC, eventos específicos estão na hora local onde indicado.Fonte: Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatkan (KVERT)
KVERT informou que uma anomalia térmica intensa sobre Alaid identificada em imagens de satélite a partir de 1139 em 15 de setembro (hora local) provavelmente indicava o início de uma erupção estromboliana. O código de cores da aviação foi elevado para amarelo (o segundo nível mais baixo em uma escala de quatro cores) no dia seguinte. As imagens de satélite adquiridas às 11:08 em 18 de setembro mostraram uma pluma de gás e vapor contendo ESE à deriva de cinzas. Várias fotografias da erupção foram tiradas no mesmo dia. O código de cores da aviação foi elevado para laranja. Fontes: Instituto de Vulcanologia e Sismologia (IVS) do Extremo Oriente da Academia Russa de Ciências (FEB RAS), Equipe de Resposta a Erupções Vulcânicas de Kamchatkan (KVERT)
O VAAC de Tóquio informou que em 10 de setembro uma nuvem de cinzas de Alaid identificada em imagens de satélite subiu para uma altitude de 3 km (10.000 pés) de altitude e derivou para SE. Fonte: Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Tóquio (VAAC)
O VAAC de Tóquio informou que, em 11 de setembro, uma nuvem de cinzas da Alaid identificada em imagens de satélite subiu para uma altitude de 3 km (10.000 pés) de altitude
e desviou para o SE.
Fonte: Centro Consultivo para Cinzas Vulcânicas de Tóquio (VAAC)
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.