Siga-nos
RELATÓRIO VULCÂNICO
Vulcão Pinatubo (Philippines)
28 Sep 2022

Em 25 de setembro, o PHIVOLCS alertou sobre possíveis lahars ao redor de Pinatubo devido às chuvas intensas de um tufão esperado para 25 a 26 de setembro. Depósitos significativos de correntes de densidade piroclástica de 1991 no flanco W podem ser remobilizados, gerando lahars nas principais drenagens dessa bacia. PHIVOLCS observou que as comunidades de San Marcelino, San Narciso, San Felipe e Botolan, província de Zambales, e comunidades nas províncias de Tarlac e Pampanga podem ser afetadas por lahars e inundações. Fonte: Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS)


Relatórios Anteriores
01 Dec 2021

PHIVOLCS relatou que uma explosão freática fraca em Pinatubo foi registrada durante 1209-1213 em 30 de novembro. O evento provavelmente foi impulsionado por processos hidrotérmicos rasos com base na sismicidade muito baixa registrada durante os dias anteriores, baixo fluxo difuso de dióxido de carbono do lago e um sinal de infra-som notável. Uma pluma composta principalmente de vapor foi vista subindo acima das nuvens meteorológicas poucos minutos após o final do evento. O Tokyo VAAC declarou que a pluma subiu para 13,4 km (44.000 pés) de altitude e derivou W com base em dados de satélite. Fontes: Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS), Centro Consultivo de Cinzas Vulcânicas de Tóquio (VAAC)10 Mar 2021

PHIVOLCS aumentou o nível de alerta para Pinatubo para 1 (em uma escala de 0-5) em 4 de março, observando sismicidade elevada com um total de 1.722 terremotos registrados em dois enxames desde 20 de janeiro. O primeiro enxame foi registrado durante 20-26 de janeiro e era composto de eventos locais M 1-2.5 que ocorreram ao longo da falha do Lineamento Sacobia em profundidades de 15-28 km. Seguiu-se um enxame mais persistente, composto de eventos locais M 0,5-2,8 em profundidades de 10-35 km ao longo de outro sistema de falha, com alguns terremotos mais rasos ocorrendo em ambas as extremidades do enxame. O fluxo de dióxido de carbono no lago da cratera Pinatubo foi de 378 toneladas por dia em fevereiro, em intervalos de fundo que ultrapassaram 1.000 toneladas por dia durante a última década. Pequenos aumentos de temperatura foram registrados nas aberturas fumarólicas. Fonte: Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia (PHIVOLCS)
Localização do vulcão Pinatubo
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.

Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024