Siga-nos
RELATÓRIO VULCÂNICO
Vulcão White Island (New Zealand)
26 Feb 2020

Em 19 de fevereiro, a GeoNet informou que a ilha Branca permaneceu em um estado elevado de agitação, confirmada por dois sobrevôos da ilha para observações visuais e coleta de dados.

Os resultados de dados de gás mostraram um declínio constante no fluxo de dióxido de carbono e dióxido de enxofre, embora os níveis ainda estivessem ligeiramente elevados.

Dados térmicos no infravermelho indicaram que os gases fumarólicos e os cinco lobos de lava na entrada principal permaneceram muito quentes a 660 graus Celsius.

Um pequeno lago de água se formou na área de ventilação e jatos em pequena escala estavam ocorrendo, semelhante à atividade de setembro a dezembro de 2019.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet


Relatórios Anteriores
05 Feb 2020

Em 4 de fevereiro, a GeoNet informou que a ilha Branca permaneceu em um estado elevado de agitação.

As temperaturas na área de ventilação permaneceram muito quentes a mais de 550-570 graus Celsius.

As emissões de gás medidas durante um sobrevôo em 30 de janeiro diminuíram em comparação com a semana anterior, mas permaneceram em níveis elevados.

Nenhuma mudança na área de ventilação, no lago em recuo ou na área de extrusão de lava foi visualmente aparente.

O movimento contínuo da parede traseira da cratera W dos depósitos de deslizamentos de terra de 1914 foi identificado nas imagens de satélite, embora não tenha sido observado durante o sobrevôo.

De acordo com a polícia da Nova Zelândia, outra pessoa morreu como resultado da erupção, elevando o número total de mortes para 21.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fontes: GeoNet , Polícia da Nova Zelândia22 Jan 2020

Em 22 de janeiro, a GeoNet informou que a lava havia sido extrudada para os orifícios criados pela erupção de 9 de dezembro na Ilha Branca, com base em observações visuais da semana anterior e 21 de janeiro.

As medições de gases no ar indicaram altos níveis em 21 de janeiro e a temperatura do respiradouro estava muito quente a mais de 400 graus Celsius.

De acordo com um artigo de notícias, outra pessoa morreu como resultado da erupção, elevando o número total de mortes para 20.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fontes: Associated Press , GeoNet15 Jan 2020

Em 15 de janeiro, a GeoNet informou que a Ilha Branca permaneceu em um estado elevado de agitação.

As emissões muito quentes (440 graus Celsius) e fortes de vapor e gás continuaram a aumentar em relação às saídas de 9 de dezembro.

Três episódios de tremor de curta duração registrados entre 8 e 10 de janeiro foram acompanhados por pequenas explosões nos respiradouros ativos.

As taxas de emissão de dióxido de enxofre estavam dentro dos limites normais, sugerindo nenhum movimento adicional de magma desde logo após a erupção de dezembro.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet08 Jan 2020

Em 6 de janeiro, a GeoNet informou que a Ilha Branca permaneceu em um estado elevado de agitação.

As emissões de vapor e gás muito quentes continuaram a aumentar a partir dos respiradouros de 9 de dezembro, causando a gravação de incandescência em câmeras infravermelhas próximas.

O tremor vulcânico diminuiu para níveis baixos em 14 de dezembro de 2019 e permaneceu baixo.

As taxas de emissão de dióxido de enxofre estavam em níveis normais.

O movimento contínuo da parede traseira da cratera W dos depósitos de deslizamentos de 1914 foi detectado e continuará a ser monitorado.

Às vezes, pequenas quantidades de cinza subiram da ventilação ativa devido a colapsos nas paredes, em 23 e 26 de dezembro.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação foi reduzido para amarelo.

Fonte: GeoNet26 Dec 2019

A GeoNet informou que entre 18 e 23 de dezembro o nível de tremor vulcânico em White Island permaneceu baixo e as plumas de gás e vapor foram fortemente emitidas a partir da nova área de ventilação.

As emissões de temperatura mais alta foram superiores a 650 graus Celsius, medidas durante um sobrevôo em 19 de dezembro.

Os vulcanologistas também mediram cerca de 1.300 toneladas / dia de dióxido de enxofre, um pouco abaixo das medições de 1230 dezembro / dia, em 12 de dezembro.

Uma pequena parte da encosta SW do deslizamento de terra de 1914 (dentro da borda da cratera e em frente à antiga área de observação) entrou em colapso no lago da cratera e na área de ventilação ativa, deixando uma escarpa de 12 m de altura.

A área estava instável antes da erupção de 9 de dezembro.

De acordo com a polícia da Nova Zelândia, o número de mortos pela erupção de 9 de dezembro chegou a 17.

Duas pessoas continuavam desaparecidas, a busca foi suspensa em 24 de dezembro.

Fontes: GeoNet, polícia da Nova Zelândia18 Dec 2019

A GeoNet informou que a mortal erupção de 9 de dezembro na ilha White modificou a área ativa da cratera.

A bacia que anteriormente continha um lago quente e ácido foi preenchida principalmente por detritos com numerosos lagos isolados após o evento.

Durante sobrevôos, os observadores identificaram três respiradouros principais em uma área de 100 metros quadrados.

O tremor vulcânico aumentou significativamente por volta das 0400 de 11 de dezembro e foi acompanhado por vapor intenso e jato de lama localizado da área de ventilação ativa.

No início da noite, o tremor estava no nível mais alto registrado desde a erupção de 2016.

Em 12 de dezembro, o nível de alerta vulcânico foi reduzido para 2 (já que não ocorreram mais erupções desde 9 de dezembro), embora o Código de cores da aviação permanecesse em Orange.

Mais tarde naquele dia, os níveis de tremor diminuíram, mas permaneceram muito altos em comparação aos níveis normais.

Explosões energéticas de vapor e lama continuaram a partir da área de ventilação ativa.

As emissões de gás aumentaram em comparação com as medições de 10 de dezembro.

Os níveis de tremor continuaram a diminuir entre 12 e 13 de dezembro e depois caíram significativamente mais tarde em 13 de dezembro.

Durante um sobrevôo em 13 de dezembro, os observadores observaram jatos de gás em pequena escala e rajadas de vapor nas saídas de ar ativas.

O alto fluxo de calor foi confirmado por um brilho que emana da área de ventilação nas imagens da webcam durante a noite de 12 a 15 de dezembro, gás vulcânico de alta temperatura (mais de 200 graus Celsius) estava sendo emitido a uma taxa alta quando observado durante um sobrevôo em 15 de dezembro.

A GeoNet observou que os dados de várias medições sugeriam uma fonte de magma não muito abaixo da superfície, possivelmente tão rasa quanto dezenas de metros de profundidade.

De acordo com a polícia da Nova Zelândia, o número de mortos na erupção de 9 de dezembro foi de 15, com duas pessoas ainda desaparecidas.

Fontes: GeoNet, Polícia da Nova Zelândia11 Dec 2019

Uma erupção mortal e de curta duração (1-2 minutos) em White Island começou por volta de 1411 em 9 de dezembro, levando a GeoNet a aumentar o nível de alerta para 4 e o código de cores da aviação para laranja.

A erupção se originou no chão da cratera e gerou uma nuvem de cinzas que subiu 3,7 km (12.000 pés) acima da abertura.

Ashfall estava confinado à ilha e coberto o chão da cratera com base nas visualizações da webcam.

A atividade diminuiu após o evento e, em poucas horas, o Nível de Alerta foi reduzido para 3.

Uma zona de exclusão de pouco menos de 10 km ao redor da ilha foi implantada para todos os navios (não policiais).

A Polícia da Nova Zelândia declarou que 47 pessoas locais e internacionais em um grupo de excursão estavam na ilha no momento da erupção.

A maioria das pessoas do grupo foi gravemente ferida e levada para hospitais da região, seis foram confirmadas mortas.

Em 10 de dezembro, a polícia concluiu que provavelmente não havia sobreviventes adicionais após vários vôos de reconhecimento realizados após a erupção, nove pessoas continuaram desaparecidas e presumiu-se que estavam na ilha.

Em 10 de dezembro, a GeoNet informou que, embora a atividade sísmica tenha caído para níveis baixos após a erupção, o vapor localizado e o jato de lama continuaram a partir dos respiradouros ativos.

O tremor aumentou significativamente a partir das 0400 de 11 de dezembro.

Os resultados de um sobrevôo para coletar dados de emissão de gases, juntamente com outros dados de monitoramento coletados ao longo do tempo, sugeriram que uma fonte rasa de magma estava conduzindo a atividade de tremores, emissões de gases e jatos.

Fontes: GeoNet, Polícia da Nova Zelândia04 Dec 2019

Em 3 de dezembro, a GeoNet informou que os distúrbios em White Island continuaram durante a semana anterior.

A fonte de gás e vapor explosiva ocorreu na área de ventilação ativa no lado W do Crater Complex 1978/90, perto da cúpula de lava de 2012, na parte de trás do lago da cratera.

Lama e detritos foram ejetados 20 a 30 m acima da abertura.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet27 Nov 2019

A GeoNet informou que as emissões de gás em White Island estavam em níveis moderado a alto entre 18 e 25 de novembro e o tremor em níveis moderados.

A fonte movida a gás das aberturas ativas no lado W do piso da cratera ejetou a lama a alguns metros no ar.

O nível de alerta vulcânico permaneceu em 2 e o código de cores da aviação permaneceu em amarelo.

Fonte: GeoNet20 Nov 2019

A GeoNet relatou que pequenos aumentos na emissão de dióxido de enxofre foram detectados em White Island nas últimas semanas, e o nível de tremor vulcânico aumentou de níveis fracos para moderados nas últimas semanas.

O relatório observou que as mudanças não são incomuns e podem estar relacionadas a uma variedade de processos, embora a atividade elevada esteja acima da faixa esperada para pequenos distúrbios vulcânicos e riscos associados, a GeoNet elevou o Nível de Alerta Vulcânico para White Island para 2 e o código de cores da aviação para amarelo em 15 de novembro.

Fonte: GeoNet20 Nov 2019

A GeoNet relatou que pequenos aumentos na emissão de dióxido de enxofre foram detectados em White Island nas últimas semanas, e o nível de tremor vulcânico aumentou de níveis fracos para moderados nas últimas semanas.

O relatório observou que as mudanças não são incomuns e podem estar relacionadas a uma variedade de processos, embora a atividade elevada esteja acima da faixa esperada para pequenos distúrbios vulcânicos e riscos associados, a GeoNet elevou o Nível de Alerta Vulcânico para White Island para 2 e o código de cores da aviação para amarelo em 15 de novembro.

Fonte: GeoNet30 Oct 2019

A GeoNet informou que as emissões de dióxido de enxofre e o nível de tremor vulcânico aumentaram em White Island nos últimos meses e atingiram os níveis mais altos desde 2016.

O relatório observou que as mudanças poderiam estar relacionadas a uma variedade de processos , incluindo um aumento no nível de agitação, embora o nível de riscos na ilha permanecesse inalterado, o nível de alerta vulcânico permaneceu em 1 (o segundo nível mais baixo na escala de 0 a 5) e o código de cores da aviação permaneceu em verde.

O nível do lago da cratera continuou a subir e impactou a atividade da superfície ao redor das aberturas, criando gêiseres em pequena escala, no lado W do piso da cratera.

Fonte: GeoNet02 Oct 2019

A GeoNet informou ter observado explosões de lama e vapor em pequena escala, semelhantes a gêiseres, na área de ventilação ativa de White Island durante as três semanas anteriores.

O ejecta subiu 10 m acima das aberturas ativas na parte W do piso da cratera.

Um aumento na frequência desses eventos foi causado pela água do lago da cratera que tem aumentado desde o início de agosto, cobrindo as saídas de ar ativas.

O gêiser não representa aumento da atividade vulcânica, o nível de alerta vulcânico permaneceu em 1 (o segundo nível mais baixo na escala de 0 a 5) e o código de cores da aviação permaneceu em verde.

Fonte: GeoNet03 Jul 2019

A GeoNet informou que enxames de terremotos em White Island foram registrados em maio e iniciados em 20 de junho.

Embora ambos os enxames tenham sido interpretados como atividade de falha e nenhuma atividade vulcânica incomum tenha sido observada, a GeoNet aumentou o monitoramento do vulcão.

Enxames de terremotos podem aumentar a probabilidade de deslizamentos de terra.

Um vôo de gás foi realizado em 26 de junho, devido ao monitoramento intensivo e as medições foram encontradas em 1.886 toneladas por dia, três vezes os valores anteriores medidos em maio.

Este foi também o maior valor registado desde 2013 e o segundo mais alto desde que as medições regulares começaram em 2003.

O nível de alerta vulcânico foi aumentado para 2 (numa escala de 0-5) e o Código de Cores da Aviação foi aumentado para Amarelo .

Mais dois voos de gás encontraram valores de emissões mais baixos, o fluxo de dióxido de enxofre foi de 880 toneladas por dia em 28 de junho e 693 toneladas por dia em 29 de junho.

Além disso, novas medições não encontraram alterações nas temperaturas fumarólicas e a modelagem da deformação do solo sugeriu que o enxame de terremotos em curso era tectônico e não refletia o aumento da atividade vulcânica.

O Nível de Alerta Vulcânico foi rebaixado para 1, sem alteração no Código de Cores da Aviação.

Fonte: GeoNet

Localização do vulcão White_Island
Os relatórios vulcânicos são atualizados semanalmente.

Links Úteis  |  Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024