Anônimo    Rio de Janeiro - RJ em 07/06 - 08h54   
Bom dia a todos. Aqui em RIO DAS OSTRAS-RJ tempo lindo, muito sol.

Vejam a foto da explosão ao lado.

Peço aos especialistas que comentem, pois os sismógrafos já começaram a se manifestar.

Abraços

Anônimo - comentou em 07/06 - 11h29
Mari, é isso mesmo. Eu tinha dito 3 horas (KP), mas são 3 DIAS para que as partículas cheguem a Terra conforme explicou o Rogerio. Bjs
Administrador São Paulo-SP comentou em 07/06 - 11h24
Olá Mari, bom dia! Sim, é mais oum menos isso. No entanto, o fluxo de raios-x mostrado é registtrado pelo satélite GOES, que está a 36 mil km de altitude. Assim, somente emissões que atingem o satélite podem ser registradas e mostradas no gráfico. De resto é isso mesmo. 8 minutos após a explosão os sensores do satélite registram as ondas eletromagnéticas em uma parte do espectro dos raios-x. Essas emissões são medidas e podem dar uma indicação da intensidade das tempestades. Porém, picos rápidos podem não provocar anomalias significativas. Com relação aos "detritos" citados pelo professor Rubens, na verdade são prótons e elétrons de energia muito alta que atingiram o CCD quase na velocidade da luz.
Anônimo Vitória-ES comentou em 07/06 - 11h14
exatamente rubens. normalmente vemos de ejeção de "gases" e hoje foi uma ejeção de ladaberas. valeu regerio pela explicação de raio x
Anônimo Duque de Caxias-RJ comentou em 07/06 - 10h58
Outra coisa interessante, por causa do forte brilho da explosão, viram quantas "sujeiras" e detritos no espaço aparecem?
Anônimo Duque de Caxias-RJ comentou em 07/06 - 10h55
Bom dia Rio de Janeiro 28º no momento. Sobre essa última explosão ao ldo do sol, acompanhando neste momento dá para ver que foi sim forte, o que surpreende (perdoem a forma leiga de explicar) é que normalmente olhamos a ejeção de massa em uma forma de "vapor" e nesse caso da para ver as "labaredas" saindo em uma distância maior que o normal. Não sei se é apenas impressão.
Anônimo - comentou em 07/06 - 10h51
Rogerio, bom dia! Bom, vamos ver se entendi o mecanismo corretamente: Havendo uma forte explosão com emissão de massa, em alguns minutos (8), se tem o valor da classe e de sua potencialidade e suas possíveis conseqências, mas somente é confirmada com a chegada do índice de kp que ocorre 3 dias após e é quando sentimos os efeitos. É isso?
Anônimo - comentou em 07/06 - 10h35
Everton, também fiquei na dúvida, mas creio que a classe de raio x teve o pico devido a recente explosão que foi postada mais abaixo com grande ejeção de massa. Mas já deu para esclarecer un pouco mais com a sua colaboração e da Ana. Andei observando o gráfico de prótons e eletrons e percebi que nestes últimos dias também ocorreu um aumento significativo.
Administrador São Paulo-SP comentou em 07/06 - 10h32
Também é importante não esquecer que os raios-x levam cerca de 8 minutos para chegar à Terra, enquanto as partículas levam pelo menos 3 dias. Assim, o KP só vai subir 3 dias depois de uma forte ejeção de massa coronal. Não é imediato.
Anônimo - comentou em 07/06 - 10h28
Obrigada Ana pela atenção em responder !
Anônimo Vitória-ES comentou em 07/06 - 10h28
Tambpem estou em duvida. As classe de raio-x medem a energia das particulas solares e o kp a agitação causada por essas particulas. A tempestade geomagnetica está mais relacianada ao forte vento solar do que com o nivel de energia das particulas. Podem haver raios x com muita energia sem causar tempestade geomaneticas e vice versa.
Anônimo - comentou em 07/06 - 10h11
Bom dia Mari, pelo que sei, quando ocorre uma explosão no Sol, o satélite Goes-14 registra o fluxo de raio x, e 3h depois, vários magnetômetros instalados na Terra, medem a intensidade e pertubações na atmosfera e ionosfera terrestre, ou seja o indíce KP. Acho que é isso, se estiver errado, alguém por favor me corrija.
Anônimo - comentou em 07/06 - 09h11
Bom dia Ortiz, Everton e a todos do PG ! Vocês observaram como o gráfico de Raio-X fez um pico? Alguém saberia explicar melhor, já que o índice de kp permanece baixo?
Anônimo Vitória-ES comentou em 07/06 - 09h07
Olá ortiz. não tem como relacionar a explosão com os tremores. No video ao lado e neste [Ver site] é possivel observar que a explosão foi forte mas a meu ver não conseguiu ejetar muito longe a grande quantidade de material e ficou nas proximidades do sol. Vamos aguradar novas imagens. fiquem tranquilos
Link










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade