Anônimo    Santo André - SP em 15/06 - 08h34   
Bom dia pessoal! 20 aniversário da erupção do Monte Pinatubo nas Filipinas - [Ver site] - O prefeito comparou a cidade com a ave Phoenix que vitoriosamente surgiu das cinzas da destruição.

Considerada a segunda maior erupção vulcânica do século 20, a explosão do Monte Pinatubo aconteceu em 15 de junho de 1991.Vídeos erupção- [Ver site] - O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia e Pesquisa Geológica dos EUA salvou ao menos 5.000 vidas, pedindo para evacuar a área ao redor do vulcão.

Anônimo Guarujá-SP comentou em 16/06 - 00h46
Sandra e Mari, grata pelo incentivo! É um privilégio trabalhar com Ciências: é lúdico, estimula a curiosidade e criatividade e facilita o entusiasmo. Claro que lecionar atualmente se tornou uma tarefa difícil, por conta dos sistemas sociais estarem falindo... temos que ser não só profs, mas EDUCADORES, acima de tudo! Não posso me estender nesse tema que não cabe aqui, mas há muito sinto-me como aquela personagem do livro de Orwell, 1984, a namorada do Smith (pano rápido).
Anônimo Santos-SP comentou em 15/06 - 12h34
Taís, espero conseguir pegar esse link que deixou quango chegar em casa a noite...rs No andar da carruagem, talvez, nem esteja mais na tela. Aurora, vc é um exemplo a ser seguido, pelo que entendi consegue adequar suas aulas aos novos meios, o que influência muito no aprendizado dos jovens de hoje, já habituados a buscar conhecimento fora de aula... Assim, tem-se como auxiliar no direcionamento dessa busca, mesmo que fora do espaço escolar. Agora, Everton... Também fico pensando nisso. O que aconteceria com as pessoas quando tivermos essas megas explosões..rs Sabe, Sula, os vulcões dormem e acordam o tempo todo. Como se sabe, tem seus ciclos... O que difere é que as pessoas estão acordando agora para essa realidade e ficando mais tensas que esses vulcões.
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 15/06 - 12h23
...espero que não seja sujeira porque vou morrer de vergonha...rsrs
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 15/06 - 11h32
Buenos dias!! Meu quintal amanheceu cheio de manchinhas esbranquiçadas grudadas pelo sereno. Pode ser as cinzas? :)rsrs
Anônimo - comentou em 15/06 - 10h20
Professora com a sua atitude são casos que fogem a regra. Mas o que disse, é que as escolas, rede pública e privada deveriam ter a iniciativa de disponibilizar os documentários e não uma iniciativa individual de um professor comprometido com a educação e expanção de conhecimentos.
Anônimo Guarujá-SP comentou em 15/06 - 10h03
Thais, Bom Dia! Bom Dia a Todos!! Hoje tenho que passar rápido, o tempo está curto e muitas tarefas... Thaís, fico agradecida pelo vídeo com o casal Krafft, que tanto admiro. Já salvei o link e vou ver com calma mais tarde. Assisti o início, é diferente daquele que citei p/ vc e Vinicius (o documentário da National Geographic). Vc vai adorar quando assistir, até quem não liga p/ vulcões passa a fazê-lo! Pois é, Mari, tem muitos profs aqui no Painel Global, sou prof de Ciências desde os 22 anos (estou com 50). A fita VHS com este documentário perdi, mas meus alunos assitiram durante anos que passei na sala de vídeo na década de 90. Quanto ao PG, está presente o link e notícias no blog que mantenho com as aulas de Ciências, desde 2008...O Rogério tem me ajudado muito nas aulas, hehehe...Todo ano tem aluno dizendo que vai ser astrônomo e este ano uma menina me disse que vai trabalhar na NASA! Abraços!!
Anônimo Rio de Janeiro-RJ comentou em 15/06 - 09h55
eh verdade everton!!!um amigo disse q "há poucos dias, como já é conhecido por quase todos, o vulcão Puyehue, localizado na Cordilheira dos Andes, entrou em erupção. As cinzas têm alcançado lugares tão distantes como rio de Janeiro e Nova Zelândia, causando vários contratempos.

Um dado muito importante é que em 1960, a erupção do vulcão Puyehue esteve estreitamente relacionada ao maior de todos os terremotos já registrados cientificamente (9,5º) . Desde aquele ano (1960), o Puyehue estava “dormindo”.

TENSO, MUITO TENSO!!!

è incrivel!!!

Anônimo Santo André-SP comentou em 15/06 - 09h35
É verdade Everton, esse vídeo do casal Krafft mesmo parece irreal. Não consigo mais abrir a página da webcam Puyehue Cordón Caulle sernageomin, da um erro HTTP 403 proibido, nem sei como está mais o fluxo .

Helder, a imagem que postou define bem o que não vemos, várias fisuras.

Mary, é sim são documentários ótimos , mas o Painel Global está ajudando bastante nesses conhecimentos, já temos vários professores por aqui e alunos. :)

Anônimo Vitória-ES comentou em 15/06 - 09h20
Faz tempo que não vemos essas erupções mostruosas. Se hoje qualquer erupção pequena as pessoas acham que o mundo vai acabar, imaginem se a erupão do pinatubo fosse nos dias atuais. Eset video mostra o deslocamento das cinzas do vulcão chileno da 0:00 hora de ontem até hoeje cedo. Reparem nas cinzas no oceano se deslocando até o litoral de SP e RJ, já com menos densidade. Posso estar viajando mas vendo as 1ª imagens, é possivel observar uma especie de nevoa sobre o RJ, ES e MG, que poderia ser uma fina camada de cinzas. Pensei nisso porque a tarde de ontem em Vitória foi muito cinzenta, uma imagem incrivel. Não deu p/ registrar e hoje está chovendo, não deve se repetir.
Link

Anônimo São Paulo-SP comentou em 15/06 - 09h16
Bom dia a todos. Vai aqui uma ilustração do que está acontecendo no puyehue.

S.P. poucas nuvens, 13°C, 87% umidade, visibilidade boa, vento 5Km/h, pressão 1026 Hpa.

Anônimo - comentou em 15/06 - 08h57
Bom dia Taís, são documentários maravilhosos. Seria ótimo se as escolas levassem esses conhecimentos para nossos alunos utilizando essa ferramenta que está disponível na web. Documentários sérios, verídicos, feitos com base científica e responsabilidade. Quanto conhecimento nossas crianças não iriam ter.
Anônimo Vitória-ES comentou em 15/06 - 08h56
a metsul divulgou esta imagem que mostra que a erupção no chile não é na cratera do puyehue. Talvez por isso as cinzas continuam saindo com força.
Anônimo Santo André-SP comentou em 15/06 - 08h43
A ironia é que, enquanto um número estimado de 20,000 vidas foram poupadas graças " Maurice Krafft e sua esposa Katia " acabaram mortos por um fluxo piroclástico durante a erupção do Monte Unzen no Japão em 03 de junho de 1991. - Vídeo - [Ver site]
Anônimo Santo André-SP comentou em 15/06 - 08h37
"Aurora" acho que consegui- Quando se fala da erupção do Pinatubo, não se deve esquecer uma fita de vídeo com imagens impressionantes de vulcões em erupção e atividade vulcânica mostrando como as pessoas são afetadas . O programa centra-se em sete tipos de riscos vulcânicos. Intitulada "perigos vulcânicos Entendimento", foi produzido pelo francês Maurice Krafft vulcanólogo da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência ea Cultura (UNESCO) e da Associação Internacional de Vulcanologia e Química do Interior da Terra (IAVCEI).









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade