Anônimo    Santos - SP em 16/10 - 18h41   
Boa tarde A todos.

Sandra, quanto ao inverno de 1955, extremamete intenso, pois há registros de um sistema frontal ultrapassando ligeiramente a linha do equador, ou seja, chegando ao hemisfério norte do planeta, para este ano de 2011, a comparação com outros anos inclusive com 1955, sofre já algumas alterações, por conta mesmo das alterações do meio ambiente ao longo de pouco mais de 50 anos!

Atualmente, o que observo ao longo de 20 anos, desde que iniciei os estudos e monitoramento do tempo, é que existem fortes indícios que o que ocorre hoje, é uma descompensação climática entre o litoral, capital e interior paulistas, que está se acentuando, gerando os "aphartheids" ou abismos climáticos, gritantemente entre regiõs tão próximas como a Baixada Snntista e a Grande São Paulo (vejam meu reporte sobre o tema em [Ver site] ).

E quanto às cinzas do vulcão chileno, é claro que isso afeta a troposfera adjacente, causando resfriamento, embora ainda não se possa precisar a intensidade. Lembro-me da erupção do Vulcão Pinatubo nas Filipnas em 1991, que fetou quase todo o globo, inclusive com a oferta maior de aerossóis na atmosfera, o espalhamento da luz solar foi maior, causando lindos crepúsculos (mais avermelhados.

Anônimo Sao Paulo-SP comentou em 17/10 - 09h09
Sandra, faço minhas suas palavras rsrs!
Anônimo Santos-SP comentou em 16/10 - 21h36
Então, essa foi minha preocupação logo no início da erupção do vulcão chileno, que não me atrevo a escrever o nome sem olhar..rs nunca acerto.rs Que era essa, ele surgindo justo em um inverno mais rigoroso, o quanto afetaria o clima, colaborando ainda mais para a baixa temperatura. Dudu, eu tenho mais receio desses métodos humanos de intervenção no clima, do que do próprio clima. A Terra tem uma sabedoria, seu ecossistema é perfeito e reage justamente para colocar as coisas no eixo. Se o homem começar a tentar fazer esse trabalho dela, vai só piorar ainda mais. o que tínha de ser feito é nós nos adaptarmos a essas mudanças e buscarmos finalmente uma harmonia com ela. Mas, isso é Utopia, não é? rs Mas, sou fã de Thomas More e sou brasileira...rs Não desisto nunca.
Anônimo sao bernardo do campo-XX comentou em 16/10 - 19h44
Olá Bonafim, muito grato pelas informações! Compreensão destes aerossóis vem em grande parte do estudo de erupções vulcânicas, nomeadamente o Monte Pinatubo nas Filipinas, que eclodiu em 1991, quando técnicas científicas avançadas foram suficientemente longe para estudar os efeitos cuidadosamente. A erupção, despejou 20 milhões de toneladas de partículas de ácido sulfúrico na atmosfera, que refletiram a luz solar e fizeram as temperaturas globais caírem 0,5°C por 18 meses. O método de geoengenharia que Crutzen e Wigley defendem e foi proposto por volta de 1974 pelo físico russo Mikhail I. é a idéia de injetar milhões de toneladas de dióxido de enxofre (SO2) por ano na estratosfera. Lá, esse elemento reagiria com oxigênio, água e outras moléculas para formar minúsculas gotas de sulfato! Criação de aerossóis de enxofre na estratosfera é deliberadamente uma proposta de geoengenharia técnica que oferece uma possível solução para alguns dos problemas causados ​,​,pelo aquecimento global. No entanto, isso não será sem efeitos colaterais e tem sido sugerido que a cura pode ser pior que a doença.
Anônimo Florianópolis-SC comentou em 16/10 - 19h07
Fabiano, agora estamos em início de La Niña
Anônimo - comentou em 16/10 - 18h57
Olá Paulo, mas ainda estamos em neutralidade o oceano Pacífico?
Anônimo Florianópolis-SC comentou em 16/10 - 18h53
Fabiano, essas chuvas da primavera são comuns por causa da atuação da ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul) e ZCOU (Zona de Convergência de Umidade). O que pode ter adiantado a formação desse sistemas é o início de primavera com situação de neutralidade no oceano Pacífico. Ano passado, a primavera começou com intenso La Niña. Abraços
Anônimo - comentou em 16/10 - 18h47
Desculpe, a matéria é de fevereiro desse ano.
Anônimo - comentou em 16/10 - 18h46
Bonafim, sou de Araçatuba/sp, uma das cidades mais quentes do Estado de São Paulo e a cidade que cai bastante raios, veja nessa matéria de janeiro desse ano [Ver site]
Anônimo - comentou em 16/10 - 18h44
Senti que essa primavera já está começando com mais chuva do que outras primaveras anteriores, choveu bastante por aqui durante os 3 dias passados.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade