Anônimo    São Paulo - SP em 23/10 - 18h51   
Alguém possui informações do Cometa Elenin?

Anônimo RECIFE-XX comentou em 23/10 - 19h00
Uma nova imagem, feita a partir de telescópio óptico instalado no Novo México, não conseguiu detectar qualquer fragmento do cometa C/2010 X1 Elenin. Devido às condições desfavoráveis para o sensoriamento, a imagem não pode ser considerada como prova de que o cometa realmente se desintegrou completamente.

Na próxima semana o Apolo11 realizará um imageamento da possível área onde se localiza os fragmentos. Para isso usaremos um telescópio robótico de 460 milímetros, localizado em Nerpio, na Espanha. Já estão programadas duas tomadas de cena. O objetivo é criar uma animação que facilitará a busca por possíveis remanescentes cometários.

Astrônomos do radiotelescópio de Arecibo, em Porto Rico, também estudam a possibilidade sondar a zona do cometa através de pulsos de radar, talvez a única forma de registrar os possíveis restos do cometa, mas a altura do objeto no céu ainda não permite que o estudo por radar seja realizado.

Foto: Imagem feita pelo astrônomo amador Leonid Elenin mostra a região onde os fragmentos do cometa C/2010 X1 deveriam ser encontrados, na noite de 6 de outubro de 2011. A cena foi registrada com 30 segundos de exposição através do telescópio robótico instalado no Novo México, EUA. Crédito: Leonid Elenin,










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade