Anônimo    Boa Vista - RR em 08/12 - 14h20   
Olá pessoal, boa tarde a todos... Estava viajando de Boa Vista-RR para Brasília, e dentro da aeronave apareceu numa telinha um certo mapa da localização da rota da viagem. resultado, percebi que não era uma mapa normal, mas pela boa observação, tratava-se de um mapa geológico via satélite. Percebi então grandes falhas tectônicas dentro do Brasil, que esse mapa exibia, e que dificilmente encontramos na internet. Deixo a dica de quando viajaram de avião observem esse mapa, e ao lado e nos comentários fotos das falhas, vi uma grande na Bahia com mais de 8 a 10.

Anônimo - comentou em 09/12 - 08h39
Belos exemplos Sandra, parabéns!
Anônimo - comentou em 09/12 - 07h48
Estamos cheios de falhas rsrsrs
Anônimo Santos-SP comentou em 09/12 - 00h55
As falhas geológicas são mais comuns do que pensamos. O Brasil tem uma característica interessante. Por ser uma nação relativamente nova, em relação a outras do continente Europeu, por exemplo, ficamos com essa ideia de jovem na cabeça. Esquecemos que nação é diferente de terra. Nossa terrinha é bem velhinha em termos geológicos. Já passou por muitos abalos, já teve muitos vulcões ativos, incluindo um dos maiores conhecidos, que fica na amazônia (já postei sobre esse achado, só não lembro a data).

As falhas geológicas são inumeras, acredito que algumas ainda estão encobertas, o que não significa que estão ativas ou totalmente adormecidas. Aqui mesmo na Baixada, temos a de Cubatão, quando a vi pela primeira vez entendi o porque estou em uma ilha nesse momento. Quase não percebemos a separação, é mínima, mas existe e com certeza foi provocada por essa falha.

Um dos princípais cartões postais do Brasil, existe devido a uma falha e nem percebemos. Está em Salvador. Quem nunca escutou falar na cidade alta e cidade Baixa? Legal andar no elevador Lacerda, pois bem, ali é a falha de Salvador. Uma das mais visíveis, porém, nem nos tocamos do que realmente se trata.rs Aqui tem uma explicação legal sobre ela. http:/www.thesaurus.com.br/download.php?codigoArquivo=379

Anônimo Santos-SP comentou em 09/12 - 00h39
Já postei sobre esse livro nessa semana, mas pelo post vale o repeteco. É "O Terremoto que mexeu com o Brasil", que fala sobre terremotos no Brasil, tendo como foco os abalos sismicos em João Câmara, Rio Grande do Norte, na década de 80. O autor, Alberto Veloso, foi um dos primeiros pesquisadores a estudar as ocorrências desses sismos. O livro é riquíssimo em informações, inclusive sobre os pontos críticos do Brasil.
Anônimo João Pessoa-PB comentou em 08/12 - 18h41
Srs. Deem uma olhada nisto ao lado! É exatamente o que Thiago disse ter visto. Esse é um mapa geológico da bacia do São Francisco. Vejam um traço a oeste da área de maior concentração de água na Bacia, e observem a região do norte de Minas!
Anônimo João Pessoa-PB comentou em 08/12 - 17h40
Thiago, tudo bem quanto as informações, mas você complicou um pouco ao não dizer que tinha desenhado. A tecnologia dos aviões, principalmente aqueles da TAM, são via radar, e eu já vi inclusive esses mapas via radar nos vôos da TAM de Brasília para cá no Nordeste.
Anônimo Boa Vista-RR comentou em 08/12 - 17h28
Tenho pedir desculpas porque tive um dia corrido aqui, acabei esquecendo de dizer que esses mapas estão na internet sim, mas sem esses circulados. Os circulados seriam as falhas aproximadas do que vi.
Anônimo Boa Vista-RR comentou em 08/12 - 17h22
Desenhei as falhas circuladas de vermelho, claro.
Anônimo Boa Vista-RR comentou em 08/12 - 17h21
Esqueci de dizer que esses mapas que pus não são geológicos, mas eu que desenhei para se aproximar do que vi... agradeço a compreensão.
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 08/12 - 16h46
A região de Minas(citada pelo Thiago)é outra formação interessante. Gigante! :)
Anônimo Pitangui-MG comentou em 08/12 - 16h46
Uma tarde boa a todos, é minha primeira vez. Acho que se procurar pelas cartas de navegação junto ao DAC e os levantamentos topográficos do DNPM esse principalmente trás um grande detalhamento do relevo e geologia de qualquer região.
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 08/12 - 16h12
Boa tarde pessoal! Fiquei curiosa também e como o Luciano uma olhada no google. Na região centro-oeste (Coxim) a aparência é esta da(foto), bastante interessante a geologia da região.
Anônimo São Paulo/ capital-SP comentou em 08/12 - 15h37
THIAGO e SEL. Boa tarde!

thiago, onde estão as falhas no mapa? Sou leiganesse tipo de visualização...

Sel São Paulo-SP comentou em 08/12 - 15h28
Thiago, poderia informar a fonte do mapa postado? Abçs
Anônimo - comentou em 08/12 - 14h57
Também não vi, por isso fui no Google earth tentar encontrar pessoalmente, acho que encontrei esta que salvei. O Thiago se equivocou em dizer que o mapa é geológico, pois definitivamente não é. Quanto as falhas, pode ser que sejam, mas vai saber! Valeu e um abraço!
Anônimo Vitória-ES comentou em 08/12 - 14h50
Aonde informava que eram falhas tectonicas? Na internet tem estes tres mapas, mas sem essas marcações. Mapa com falhas em um avião???
Anônimo - comentou em 08/12 - 14h35
Boa tarde. Legal Thiago. Acho que encontrei a falha no norte da Bahia e sul do Piauí, veja como esta falha se manifesta no terreno, na forma de uma cadeia de montanhas, típica zona de cisalhamento. Valeu, abraço a todos!
Anônimo Boa Vista-RR comentou em 08/12 - 14h23
Falha no Centro Oeste.
Anônimo Boa Vista-RR comentou em 08/12 - 14h21
Falha de Minas.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade