Anônimo    Santos - SP em 09/01 - 20h33   
Boa noite!!!

Ontem o céu chamou de novo a atenção por aqui na Baixada Santista. Dessa vez não foram os raios, mas a formação de uma tromba d'água no início da noite de domingo, aqui em Santos.

A formação assustou muita gente, porém, do mesmo jeito rápido que se formou também sumiu.

Não encontrei imagens no youtube, só em um jornal de TV local, então é o que vou inserir por serem imagens muito interessantes. [Ver site]

Quanto ao tempo, hoje foi do tipo indeciso, horas um pouco de sol, depois chuva e foi variando até agora a noite quando temos apenas um céu nublado e temperatura agradável de 24ºC, munida de uma umidade de 83%.

Anônimo Santos-SP comentou em 10/01 - 21h01
Exatamente, Paulo. Aqui em Santos o povo sempre conta histórias sobre trombas d'Água, o problema é que acaba ficando como folclore por não ter imagens. Essa foi uma das poucas resgistradas.
Anônimo Florianópolis-SC comentou em 10/01 - 18h36
Thiago, tornados sempre existiram no Brasil. Inclusive há relatos de um tornado destrutivo em Canoinhas-SC no ano de 1928. A diferença é que hoje a mídia é mais ampla, a população cresceu e a tecnologia fez com que várias pessoas tivessem suas próprias câmeras digitais e celulares para registrar os tornados,trombas d'água e nuvens funis. O Sul do Brasil está no segundo maior corredor de tornados do mundo, perdendo apenas para o meio-oeste dos EUA. Isso não é especulação, mas sim um trabalho liderado pelo cientista Harold Brooks
Anônimo Boa Vista-RR comentou em 10/01 - 14h26
Olá Sandra! Parece que estamos tendo tornados pelo Brasil com essas alterações climáticas, mas as condições climáticas brasileiras, clima predominantemente Tropical, parecem evitar não só uma formação completa, mas também impedir um aumento na força dos ventos. Estava em Dezembro de 2011 na cidade de Ibimirim, sertão Pernambucano, e testemunhei a quase formação de um tornado, estava num sítio e de repente vi as folhas que estavam no chão subirem em forma circular com a passagem de um vento que talvez fosse um "mini tornado"!













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade