Anônimo    Santos - SP em 15/01 - 18h04   
Com base no meu mais recente reporte intitulado ",OCEANO É DISSIPADOR NATURAL DE TEMPESTADES ELÉTRICAS!! (precauções sob tempestades elétricas)", hoje envio uma imagem de autoria de Rogério Soares do Jornal ",A Tribuna", de Santos (infelizmente boa parte do meu acervo pessoal de fotos de nuvens e fenômenos atmosféricos ficou no outro computador que está em manutenção) da praia em Santos, que mostra camadas de nuvens altas formadas por cristais de gelo (cirros) e por baixo destas, nuvens baixas (estratos). As nuvens estratos na faixa litorânea são oriundas do mar, fazendo parte da circulação marínha, também conhecida e popularmente difundida pelo antigo e famoso Homem do Tempo Narciso Vernizzi, como "infiltração marinha". Pois esta infiltração mostrada na foto pelas nuvens baixas estratos, que no verão, mesmo formando-se nuvens escuras e pesadas de temporais (cúmulos-nimbos), as nuvens estratos podem dissipar e afastar células de chuvas acompanhadas por raios, na região do litoral, como na Baixada Santista... Portanto, a região da Baixada poderia ter incidênci ainda maior de tempestades elétricas, não fosse este fato, entre alguns outros fatores. Mas, essa nuvens dissipadores têm um tipo de lado "sombra": em algumas raras situações, nuvens pesadas formam-se na altura do topo e encosta da Serra do Mar e no encontro com estas nuvens baixas do mar, o atrito entre estas, pode até causar raios..., especialmente, quando as nuvens pesadas não conseguem ultrapassar os contrafortes abruptos da serra, por vezes "empurradas", pelo ar quente do planalto paulista...

Anônimo Santos-SP comentou em 16/01 - 12h38
Olha, já peguei tempestade de raios na serra, que parecia cenas de filme de ficção. É assombroso!!! Mas, com essa informação que nos deu, podemos dizer que dizer que se não fossem essas nuvens a incidência de raios seria ainda maior do que já é? Afff... Nesse caso estaríamos no topo da lista que o ELAT divulga com a incidência de raios. [Ver site] E Bonafim, nessa lista me surpreendi com São Caetano do Sul, que está classificada como a 2ª com maior número de raios registrados e todas as cidades do ABC, também estão entre as primeiras. O por que disso? Saberia informar?
Anônimo Guarujá-SP comentou em 15/01 - 18h26
Olá, Bonafim! Voltei p/ desligar o computador (lá fora está ventando muito, rajadas fortes e por certo cairá relâmpagos)e vi seu post. Gostei da sua explicação, desde ontem tenho tirado fotos assim como esta que vc postou e estou com a câmera lá em cima tirando outras bem legais. Vou deixar uma aqui de ontem, abraços!









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade