Anônimo    Athenas , Frankfurt ,SP - SP em 29/01 - 22h53   
Vi agora no PG....a Cordilheira Meso-Atlântica com sismos moderados...

Anônimo Santos-SP comentou em 30/01 - 23h10
É bom poder compartilhar essas informações que vamos acumulando. Mas, voltando a questão aqui colocada, tenho que lembrar um outro dado que não falei ontem para não confundir. Porém, é importante acrescentar nesse post que existe uma outra possibilidade de termos um maremoto no Atlântico. Apenas que esse não seria provocado pelas placas que mencionamos, e sim pela Placa Sul Americana que sofre Subducção na Placa de Scotia. Por isso, este é um pontinho do planeta que monitoro e estudo (como posso) com muito carinho. [Ver no Painel Global] .

Sem falar sobre as falhas transformantes, e as várias falhas que temos nossa costa, sempre lembrando o terremoto de 1955, na costa do Espírito Santo de 6.3, ainda lembrado por muitos. E naquele mesmo ano houve outro no Mato Grosso, 6,6 graus na escala Richter, só que em terra firme. Todos provocados por falhas geológicas.

Só uma observação curiosa que estou fazendo agora, ao escrever o ano desses terremoto, 1955 É, esse ano de 1955 foi muito atípico em termos de clima e geologia. Esses dias comentei sobre ele, que El Ninhã estava em ação e foi um ano de muito frio inclusive no verão e agora que relacionei os terremotos é que percebi ser o mesmo ano... O que será que aconteceu mais naquele ano.hehehe...

Anônimo Athenas , Frankfurt ,SP-SP comentou em 30/01 - 17h15
Boa tarde Jorge! Obrigada por adicionar informações ao nosso conhecimento...:)

Boa tarde todos!

Anônimo - comentou em 30/01 - 11h43
O dia começou produtivo no RG hoje!!!

Everton, Jorge e Sandra, valeu pelos esclarecimentos.

De resto, vivendo e aprendendo...

Anônimo Vitória-ES comentou em 30/01 - 10h42
Sandra, excelente explicação. #### Marina, as duas principais falhas transformantes no Atlântico são Romanche, que tem quase 1000 km de comprimento e São Paulo, que é onde fica o arquipélago de São Pedro e São Paulo. [Ver site] [Ver site]
Anônimo Porto Alegre-RS comentou em 30/01 - 10h31
Bom Dia Mary... Para Marina Born: o Grande Terremoto de Tokai é um terremoto que pode passar de 8 graus na Escala Richter e costuma ocorrer a cada 100 ou 150 anos, na região de Tokai (províncias de Shizuoka, Aichi, Gifu e Mie) O último foi há 157 anos, por isso, os especialistas acreditam que ele pode acontecer a qualquer momento.
Anônimo Athenas , Frankfurt ,SP-SP comentou em 30/01 - 10h07
Bom dia todos do RG! Sandra salvei o teu post, idem o da Marina e Bruna, realmente uma aula!
Anônimo Pelotas-RS comentou em 30/01 - 09h46
Sandra, obrigado pela resposta! :D

Fiquei curioso pelo local que ocorreu o tremor porque no pouco tempo que observo o painelglobal não tinha visto um terremoto naquela região, porém após informações dadas, fui atrás e vi que ja houve alguns abalos por ali! Muito obrigado pelo esclarecimento!

Abraço!

Anônimo - comentou em 30/01 - 09h24
Agora me esclareçam uma dúvida...

O que seria o Tokai?

Anônimo - comentou em 30/01 - 09h19
Bom Dia pessoal...

Respondendo rapidinho a única questão que a Sandra deixou em aberto.

Sim, existem alguns pontos de limites transformantes na dorsal meso-atlântica, nas latitudes do nosso litoral...

É uma pena que eu não saiba dizer exatamente onde são (tenho isso no meu material de aula, e quando tiver um tempinho dou uma pesquisada.)

Sei que os dois pontos mais "ativos" são estes, onde houve os sismos, e na ilhas de são pedro e são paulo (me corrijam se o nome das ilhas não forem estes, faz mais de um ano que ví isso em aula). Sei que lá existe uma formação rochosa super instável que pode desabar a qualquer momento, e este desabamento poderia causar algum tipo de onda um pouco maior, mas q acredito não tenha potencial para gerar uma tsunami.

Minha opinião: Tsunami no atlântico, só no dia em que o movimento das placas mudar de direção, rsrsrs...

Anônimo Boa Vista-RR comentou em 30/01 - 02h56
Sandra, essa foi uma baita aula básica! Agradeço os esclarecimentos!
Anônimo Santos-SP comentou em 30/01 - 02h11
Boa madrugada. rs.. Tinha que passar aqui antes de dormir...rs Então, não pude deixar de responder a vc Douglas, que já vi em 2010 e 2011 alguns terremotos naquele pedaço do meso-atlântico, só não lembro de ter visto dois seguidos e dessa magnitude. Depois podemos até pesquisar e trazer os números.

Thiago, lembre-se que nem todo terremoto provoca tsunami, vc está se precipitando em dar opiniões que parecem afirmações. Vamos com calma.

Até onde consigo entender para que ocorra um tsunam, é necessário que haja um movimento de choque entre as placas de convergência ou zona dee subducção. Dê uma olhada nesse infográfico para perceber o movimento que provoca um tsunami [Ver site] . É necessário essa espécie de impulso provocado pelo movimento de uma placa deslisando para baixo de outra, para provocar essa onda.

Por sua vez a placa sul-americana e a Africana estão em um processo de afastamento, ou seja, elas não se sobrepõe, assim, não provocam esse movimento que originam os tsunamis.

Os movimentos das placas de convergência podem ter as seguintes consequências:

-Colisão entr placas,

-subducção de placas,

-formação de fossas oceânicas,

-formação de Ilhas,

-formação de montanhas continentais,

-atividades sísmicas,

-vulcanismos,

-maremotos (tsunamis).

Já as de limites de divergência podem provocar as seguintes consequências:

- afastamento de placas (contato construtivo - aumento do assoalho oceânico),

-formação dos dorsais oceânicos (zona de agregação),

-formação de rift velley (vale de afundamento),

-formação de ilhas,

-atividade sismicas,

-vulcânismo.

Só lembrando que existem outros dois tipos conhecidos de movimentação como o deslizamento e a colisão e soerguimento. Bem, a novela é grande...rs Porém, pelo que entendi até agora, e posso estar enganada, mas as chances de acontecer um tsunami produzido pela movimentação das placas Sul-americana com a Africana são muito poucas, ou nenhuma, só se houver alguma zona transformante (não sei se esse seria o termo certo) no meio do caminho, ainda não conhecida, que provoque um movimento desses. Vamos esperar que não.rs

Deixo aqui um link, um com uma ótima aula em slide sobre as placas e seus movimentos, " A Dinâmica Interna da Terra" é da Professora de geografia Virgínia Ribeiro. [Ver site]

bruna São Paulo-SP comentou em 30/01 - 01h02
Jota Jota não tem haver com o Tokai não. Sempre que houver dúvidas a esse respeito, vc pode acessar esse link: [Ver site]

Sempre que existir qq anomalia ou risco do Tokai, os dados serão reportados ali, é uma fonte segura :)

Anônimo João Pessoa-PB comentou em 29/01 - 23h49
E olhem para a divisa da Placa do Pacífico com a Eurasiana, parece prenuncio daquele tal de Terremoto Tokai! Acho que será muito forte, de magnetude ainda não vista!
Anônimo Boa Vista-RR comentou em 29/01 - 23h46
Ainda bem que foi de Magnetude em torno de 5-6 Ritcher, acima disso pode ser perigoso para a mesma profundidade! Creio que haveria risco de Tsunamis na direção do Brasil!
Anônimo Pelotas-RS comentou em 29/01 - 23h10
É comum ter sismos nesse local?









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade