Anônimo    - em 07/07 - 09h32   
Bom dia à todos.

Descupe abrir um 'post' só pra uma pergunta, mas não achei um assunto que encaixasse. Há tempos observo as constelações, as transições planetárias e váris outros fenomenos astronomicos mas nunca utilizei um aparelho ocular profissional (ou semi). Pra quem nunca usou um desses, é melhor um refrator ou um refletor?

Anônimo - comentou em 07/07 - 23h02
Everton, de TODAS as vezes que eu vi, foram por volta de 05:50 a 06:10 da manhã do horário de Rondônia. É o horário que saio para trabalhar. Então posso concluir que já vi algumas boas vezes a ISS!! haha SHOW!!
Anônimo Vitória-ES comentou em 07/07 - 19h04
Ronalo, se foi poucos minutos antes do sol nascer, era mesmo a ISS.
Anônimo - comentou em 07/07 - 18h26
Boa tarde Everton. Hoje de manhã eu vi uma luz navegando no céu, não era avião porque não estava na rota, nem pisava, era um brilho constante, então não era uma estrela cadente. Ela cruzou o céu de sul-sudoeste para norte-nordeste. Foi constante e não diminuiu o brilho. É possível que seja a ISS ou outro satélite?

Nota: eu vi um desses no início do ano e me lembro de ter visto no ano passado, sempre a mesma rota.

Anônimo Vitória-ES comentou em 07/07 - 16h21
Aproveitando, p/ quem gosta de acompanhar as passagens da ISS, nos próximos dias ocorrerão algumas no inicio da noite. É só ir no Satview [Ver no Satview] colocar a sua cidade e observar a previsão de 5 dias.
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 07/07 - 11h43
Que legal Ronaldo! Que inveja "da boa"!!
Administrador São Paulo-SP comentou em 07/07 - 11h38
Tá de bom tamanho!
Anônimo - comentou em 07/07 - 10h54
Muito obrigado pelo esclarecimento, Administrador.

Meu interesse é apenas observação da lua e planetas, assim como as estrelas, que como você disse, brilharão mais. Nebulosas e outros objetos parecidos precisam de filtros, mas não é o meu alvo, rs.

Vou optar pelo refletor. Não achei um com 250mm, só com 130mm e vem com motor drive: [Ver site]

Administrador - comentou em 07/07 - 10h04
Ronaldo, depende do seu bolso, nível de interesse e objetivo. Um refrator de boa qualidade é bem caro e acredito que não seja o que você procura. Já um refletor é bem mais em conta e permite aumentos maiores quando comparado a um instrumento refrator de mesmo custo. Em ambos os caso, você não conseguirá NUNCA ver aquelas imagens do Hubble, pois são feitas com empilhamento de imagens e longas exposições fotográficas. No caso dos planetas, você conseguirá vê-los ligeiramente maiores, mas não vai ver detalhes de sua superfície se o telescópio tiver diâmetro inferior a 250 milímetros. Com relação às estrelas, elas não mudarão de tamanho, apenas brilharão mais, seja com refletor, refrator, grande ou pequeno. Ao escolher, tenha em mente que um refletor inverte as imagens, portanto não serve para observações terrestres. Um refletor de 150 milímetros de boa qualidade é um instrumento bom para iniciantes. Experimente: [Ver site] [Ver site] [Ver site] e a tabela do Planeta Fácil: [Ver site]









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade