Anônimo    Juiz de Fora - MG em 31/10 - 10h00   
Todos preocupados com furacão e terremotos no exterior e aqui no Nordeste brasileiro a população está sofrendo com a maior seca dos últimos 83 anos!

Segundo dados do ONS(Operador Nacional do Sistema elétrico)o volume de chuvas nas bacias do NE é a pior dos últimos 83 anos. Neste mês o nível dos reservatórios caiu ao menor nível desde 2003. Região está em estado de alerta, ainda mais com os constantes apagões que ultimamente atingiram quase todos os estados. A esperança é que nos meses de Novembro e Dezembro, com a confirmação do não desenvolvimento do El Niño, as chuvas retornem e que possam ser mais constantes.

Anônimo - comentou em 01/11 - 00h17
Interessante é acrescentar que com muito dinheiro e força de vontade, é possível tornar o nordeste um grande polo agropecuário, (Região do Jaguaribe aqui no Ceará é recordista mundial em exportação de algumas frutas).

Já há alguns projetos governamentais pra isso (Canal da Integração) , mas nada comparado ao sistema de irrigação de Israel, peço para que dê uma busca e veja como eles transformaram um deserto em um verdadeiro oásis! ,)

Sel São Paulo-SP comentou em 31/10 - 18h24
Fernando, o Leonardo acrescentou informações valiosas sobre a questão perfuração e qualidade da água, por isto nossa escolha foi por cisternas. Ocorre que a eficiência só persiste com a chuva e sem tê-las é extremamente sofrível, porém ainda é uma solução por carros pipas. Críticas sempre surgirão, já disseram que é uma ação de retrocesso, mas não me apresentaram melhor e o projeto ASA (Gov)foi pelo mesmo caminho. Tenho uma boa opinião sobre "como ajudar", visite o local, nossa gente é linda demais! Veja a necessidade e articule-se! É extremamente gratificante, acredite!
Anônimo Curitiba-PR comentou em 31/10 - 15h15
Boa tarde Sel e Charles, que situação triste, dá uma tristeza profunda! Horrível essa situação,

vocês por acaso sabem uma maneira de podermos ajudar (doações etc.) e como?

Abraços e boa tarde!

Curitiba 34º Umidade 30%

Anônimo - comentou em 31/10 - 15h14
Há condições para perfuração de poços aqui no interior, mas a água é muito barrenta e salobra, necessários vários dessalinizadores para torná-las utilizaveis para a agricultura, e também utilizar algumas técnicas (como o uso de garrafas pet transparentes para purificar a água) para o consumo humano.
Anônimo Mauá-SP comentou em 31/10 - 14h20
Desculpe pelo crime rs... "geograficamente"
Anônimo Mauá-SP comentou em 31/10 - 14h19
Boa tarde a Todos. Sel, geográficamente falando como seria a questão de recursos hidricos a metros de profundidade no NE? Há a possibilidade de poços artesianos? Você tem esta informação?
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 31/10 - 11h06
Triste realidade...

Vídeo gravado em 26/10/2012
Link

Sel São Paulo-SP comentou em 31/10 - 11h04
Charles, atuo em atendimento ao sertão nordestino, temos conseguido tomar algumas ações. Mas mesmo as cisternas que conseguimos já secaram e mesmo a palma, utilizada como alternativa para alimento do gado em situações críticas como as atuais, temos perdido. Mas seguimos, com esforço redobrado. Abçs
Anônimo Porto Alegre-RS comentou em 31/10 - 10h56
Bom dia Charles, muito boa sua observação sobre o nosso Nordeste - Claro que uma preocupação não exclui a outra, só inclui mais uma. Será que já tem alguma previsão de como será o nosso verão este ano? Acho que o governo deveria isentar o IPI dos aparelhos de ar condicionado e dos filtros solares. É questão de saúde pública, já que estão isentando o IPI dos carros para aumentar o PIB. Vou começar uma campanha nas redes sociais, pode ser que funcione. Abs













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade