Anônimo    Curitiba - PR em 23/12 - 11h20   
Bom dia, outro dia li um post aqui sobre terremotos e havia muitos comentários sobre falhas geológicas.

O nosso território está repleto de falhas, ou falhamentos como nós geólogos costumamos chamar.

Nós aprendemos a identifica-las logo no início do curso. Os motivos são vários, como a alocação de poços, cubagem de jazidas, e por aí vai.

Em uma imagem aérea de qualquer região consegue-se identificar as principais feições estruturais e as subsidiárias.Para a pesquisa de petróleo, por exemplo, é uma das principais ferramentas.

Para não prolongar demais a conversa, segue uma foto minha tirada na cidade de Cãndido de Abreu, no Paraná.

Espero que consigam perceber o deslocamento das camadas de rocha. Um abraço e bom domingo a todos.

Anônimo Curitiba-PR comentou em 23/12 - 21h46
William, isto não é regra. Temos áreas altas situadas em terrenos muito antigos e estáveis.

Em outras regiões, como os Andes, por exemplo, a atividade de formação do relevo (orogênese)ainda continua. A placa Sul Americana continua sendo empurrada por sobre a placa do Pacífico (Nazca). É um processo contínuo.

No Brasil temos inúmeros mares antigos que foram fechados. Estão aí as rochas calcárias e fósseis para provar. Mas são áreas estáveis.

Ou seja, na porção oeste de nosso continente, seja em praias no litoral, ou em montanhas, a possibilidade da ocorrência de terremotos é igualmente alta.

Os terremotos inter placas (o Brasil todo) já são mais difíceis de explicar. São relacionados a acomodação do substrato ou a espessura local da litosfera. Nos EUA avalia-se que estes terremotos acontecem em locais onde os Hot Spots deixaram os terrenos mais frágeis.

Anônimo São Benedito-CE comentou em 23/12 - 12h25
a altura de uma determinada região infuencia pra haver ou não terremotos (quando me referi a altura digo a cidades ou locais acima do nivel do mar. sou leigo no assunto desculpe se a pergunta é meio idiota ou sem sentido , so queria entender melhor sobre o assunto.desde já obrigado pela anteção









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade