Anônimo    Santo André - SP em 26/12 - 14h36   
Boa noite ! alguém pode me informar porque que a lua aqui em Santo Andre ta alaranjada

Anônimo São Paulo-SP comentou em 29/12 - 17h04
Soninha, acho que há uma pequena confusão quanto aos gases sulfurosos terem atingido Londres quase um século depois. Na verdade pensava-se que seriam vítimas da Peste Negra que ocorreu quase um século depois da erupção citada. A datação de carbono-14 revelou então que seria mais provável serem vítimas indiretas da erupção, um século antes da Peste Negra.
Anônimo - comentou em 28/12 - 10h29
Olá Marcos, obrigada pela atenção, não querendo se do contra nem te desmentir, mas recentemente li uma reportagem, não sei se chegou a ler, sobre uma descoberta arqueológica em Londres onde foram encontradas valas com grande quantidade de corpos de cerca do ano 1300 que pensava-se terem sido afetados por alguma epidemia, mas que cientistas (me parece que um osteologista foi quem levantou a questão)descobriram

ter sido em virtude de uma das maiores erupções vulcânicas dos ultimos 10.000 anos, de um vulcão

localizado nos trópicos(ainda não tinham certeza da localização) e cujas cinzas e os gases sulfurosos teriam atingido Londres um século depois, destruindo plantações, matando gado e as pessoas , tanto por fome como por epidemias.

Essa matéria foi publicada no The Guardian e no site Archeology (tenho os links mas acho eu não é permitido postar links aqui).

Certo que foi uma catástrofe de grande porte, mas

a distância e o periodo de tempo (isso que mais me chamou a atenção) também bem maiores.

Reproduzo um trecho : "O Vulcanólogo Bill McGuire, autor de O Despertar do Gigante, que aborda como o clima provoca terremotos, tsunamis e vulcões, disse: "Os vulcões têm um alcance muito longo, pois eles podem afetar o clima ... Eles não afetam apenas as pessoas próximas."

Ele citou uma erupção islandesa em 1783, que produziu uma nuvem sulfurosa que pairava sobre a Europa por quase um ano, afetando a qualidade do ar e causando milhares de mortes.

Anônimo jose bonifacio-SP comentou em 28/12 - 08h53
ola amigos...Soninha o enxofre é recomendado para o uso agricola tanto na parte nutricional como no controle de pragas...quanto a sua pesquisa esta correta,mas eu acredito nao ser este o caso,estes sintomas mais agudos são para o entorno ao Vulcão onde as quantidades de cinzas são elevadas...uma curiosidade em torno ao Vesuveo os Italianos fazem agricultura e dizem ser as terras mais ferteis da Italia....
Anônimo Santos Dumont-MG comentou em 27/12 - 23h12
Aqui em Santos Dumont-MG também estava alaranjada hoje
Anônimo - comentou em 27/12 - 16h26
o nome do site é ciênciaviva.
Anônimo - comentou em 27/12 - 16h23
Marcos obrigada por responder, mas olha o que apurei

no site [Ver site] :

"Efeitos do SO2 (dióxido de Enxôfre) na Saúde

gás irritante para as mucosas dos olhos e vias respiratórias em concentrações elevadas, pode provocar efeitos agudos e crónicos na saúde humana, especialmente ao nível do aparelho respiratório pode agravar problemas cardiovasculares os efeitos são agravados pela presença simultânea do SO2 e de partículas na atmosfera.

Efeitos do SO2 no Ambiente

O enxofre (S) libertado na queima de combustíveis fósseis combina-se com o oxigénio do ar e forma-se SO2 S + O2 Þ SO2

O SO2 formado pode reagir novamente com o oxigénio do ar para dar SO3 (trióxido de enxofre) SO2 + O2 Þ SO3

O trióxido na presença de humidade dá origem ao ácido sulfúrico SO3 + H2O Þ H2SO4

Esta ácido contribui para a formação das chuvas ácidas, com consequente acidificação das águas, solos, lesões nas plantas, materiais, etc.

Outros efeitos do SO2

Nas plantas provoca:

alterações dos seus processos metabólicos tais como redução da taxa de crescimento e da actividade fotossíntética aparecimento de necroses aumento da sensibilidade ao gelo e parasitas, os líquenes são os mais susceptíveis Nos materiais provoca: corrosão das edificações acelera envelhecimento e degradação das edificações"

Anônimo São Bento do Sapucaí-SP comentou em 27/12 - 15h24
Olá, Globais!!! Faz um tempo que não entro, mas preciso compartilhar que aqui em São Bento do sapucaí/SP a lua tb apareceu amarelada mais que o habitual, isso porque estamos acima dos 1700m de altitude... Será tb consequência das cinzas do vulcão chileno????

Neste momento, trovoadas, tempo abafado e o céu começa a ficar cinzento...

abs

Anônimo Santo André-SP comentou em 27/12 - 15h09
Obrigado pessoal me esclareceu muito !
Anônimo Pouso Alegre-MG comentou em 27/12 - 14h59
Olá a todos,para registrar que a lua estava bem amarelinha, parecendo o sol no ocaso hoje por volta das 2h:40min, em Pouso Alegre/MG. Um abraço a todos.
Anônimo São Paulo-SP comentou em 27/12 - 10h33
Acabo de atualizar no perfil mas ainda não aparece. Achei que a cidade era sempre a de moradia e que deveria citar onde estava caso fosse diferente da do perfil. Ok.
Administrador São Paulo-SP comentou em 27/12 - 08h45
Olá Astroman, bom dia. Se você está no Rio, corrija o seu perfil para que as pessoas saibam de onda está postando. Obrigado.
Anônimo São Paulo-SP comentou em 26/12 - 23h26
Aqui no Rio ninguém entende nada de cinza de vulcão. Tenho fotos da Lagoa de 1991 com um vermelho no céu e no espelho d'água que nunca mais ocorreu e que foi devido as partículas em suspensão do Pinatubo e de mais um vulcão chileno que entrou em erupção na mesma época. Eu disse isso na época e olhavam pra mim como se fosse doido. :-) Cinzas de vulcão tem dessas coisas.
Anônimo jose bonifacio-SP comentou em 26/12 - 23h05
eu acredito que nao faça mal algum a saúde pelo fato de estar em dissipação e as quantidades serem pequenas....as plantas agradecem os micronutrientes que as cinzas trazem...
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 26/12 - 22h54
Por aqui também apareceu alaranjada.
Anônimo - comentou em 26/12 - 22h39
E quais as consequências desse dióxido de enxofre para a nossa saude? Alguem saberia informar?
Administrador São Paulo-SP comentou em 26/12 - 22h25
Possivelmente devido às cinzas vulcânicas. Ler: [Ver site] e [Ver site]
Anônimo Saquarema-RJ comentou em 26/12 - 22h25
Post 415. Pluma de dióxido de enxofre que foi emitida pelo vulcão Copahue.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade