Anônimo    Iturama - MG em 18/01 - 16h26   
Boa tarde!

Seria possível a sonda Mars Express fotografar o jipe Curiosity na superfície de Marte, já que eles estão no mesmo planeta?

Seria uma foto bem legal, acredito que todos iriam querer ver o registro histórico.

Administrador São Paulo-SP comentou em 22/01 - 11h57
Muito bom!
Anônimo Iturama-MG comentou em 21/01 - 16h10
Realmente, administrador, pesquisando no site da ESA, à primeira vista verifiquei que a lente da Mars Express mais potente tem como resolução "Pixel size on ground" a 250Km de altitude o tamanho de 2,3m. Pouco para uma boa nitidez de um veículo relativamente pequeno como o Curiosity.

Anexo está a página do documento PDF com esse dado.

Administrador São Paulo-SP comentou em 19/01 - 13h18
Neste caso, você precisa encontrar dados dos instrumentos da Mars Express e descobrir qual a resolução angular deles. Não deve ser melhor que 3 ou 4 metros por pixel. Só procurando no site da ESA para saber sobre esses dados. :-)
Anônimo Iturama-MG comentou em 19/01 - 11h05
Legal o artigo, administrador. Realmente para se ver da terra um objeto de 2,0 metros na lua, a lente do telescópio tem que ter 100m (inexistente na terra).

Mas ainda paira a minha dúvida no seguinte: A distância da terra à lua é de 380.000 km. Mas e a distância da Mars Express para a superfície de Marte não é bem menor? Afinal, esta sonda não está na órbita de Marte? Desta forma, entendo que com a potência das lentes instaladas na Mars Express, caso esteja na órbita da lua, com a "pequena distância" poderia "encontrar" facilmente um objeto de 1,0m na superfície, não?

Administrador São Paulo-SP comentou em 18/01 - 19h27
Olá Edujão. O jipe Curiosity é muito pequeno. Se aparecer na foto, ocupará um ou dois pixels. A sonda não foi feita para isso. Esse artigo talvez possa ajuda-lo a entender o por quê! [Ver site]













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2021
Política de Privacidade