Administrador    São Paulo - SP em 17/03 - 18h27   
Olá pessoal. Já são 15 horas de tempestade solar, que fizeram o índice KP variar entre 5 e 6. A tormenta deverá se prolongar por mais algumas horas, com consequências imediatas na propagação de ondas curtas, cuja propagação está praticamente fechada devido à forte a atenuação observada na camada "D" da ionosfera, que impede que as ondas de rádio "ricocheteiem" e atinjam longas distâncias.

Durante as tempestades geomagnéticas os satélites de órbita baixa também sofrem maior arrasto na alta atmosfera e "caem" mais rápido, em alguns casos precisam de correções de altitude. Auroras boreais devem estar sendo vistas no hemisfério norte em localidades acima do paralelo 40 e nestas regiões podem ser observados transientes induzidos em linhas de transmissão.

Tempestades geomagnéticas não causam qualquer risco à saúde.

Anônimo Pouso Alegre-MG comentou em 18/03 - 15h25
Ainda não tinha visto a coincidência, por isso me chamou atenção 126 manchas solares para 126 fluxo solar. Seria normal?
Anônimo Teresina-PI comentou em 18/03 - 12h49
Que espetáculo, Meire!!!
Anônimo Salvador-BA comentou em 18/03 - 10h54
É interessante observar a evolução dos membros do RG. Ou foi feita uma espécie de peneira e eu não fiquei sabendo, por conta dos longos períodos longe?

Digo isso, pois há tempos atrás choviam posts e comentários alarmantes, quando o índice KP chegava a 4. Hoje, observamos uma tempestade importante e o pessoal não se alarma mais. De tanto apanhar do Rogério eles aprenderam? rsrs

Longa vida ao nosso mestre Rogério Leite e aos colaborares do Radar Global! :)

Anônimo Santos/SP-SP comentou em 17/03 - 18h44
Aqui [Ver site] um link com Auroras Boreais ao vivo, no momento estão sutís, mas é interessante observar :D
Anônimo Santos/SP-SP comentou em 17/03 - 18h32
Bastante longa essa tempestade solar. Está rendendo belas Auroras!

O magnetômetro do Ártico está com vários "picos".










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade