Anônimo    Vitória - ES em 18/03 - 05h36   
Situação complicada em Petrópolis. Muita chuva, deslizamentos e alagamentos. Segundo a CBN, ao menos 3 pessoas teriam morrido. Video com o rio quitadinha tomando as ruas.

Anônimo jose bonifacio-SP comentou em 18/03 - 18h56
boa noite amigos....uma boa noticia pelo menos... as chuvas devem dar uma trégua nos próximos dias em todo estado do RJ....
Anônimo São Paulo-SP comentou em 18/03 - 18h54
Que sintonia hein Rogério?!? :-)

Eu já ouvi no Rio, mais precisamente em São Conrado, um chamado para treinamento que ocorreria na Rocinha num final de semana faz uns 2 anos. Não sei se esse programa continua mas achei muito sábia a sua implementação.

Eu ACHO que há um furo na prevenção que é relativo aos modelos de previsão usados que não estão "captando" nem a velocidade de formação das tempestades e nem o volume de água que vem caindo em pequeno espaço de tempo e transbordando rios com muita facilidade. É uma impressão que tenho e o pessoal da METSUL aqui ao lado, outro dia postou uma notícia de que a previsão de uma tempestade no Uruguai não passou nem perto de acertar a intensidade real da mesma.

Anônimo rio de janeiro-RJ comentou em 18/03 - 18h41
É verdade Astroman e Rogério. Concordo com vocês.
Administrador São Paulo-SP comentou em 18/03 - 18h32
Nossa Astroman, escrevemos a mesmo coisa! :-)
Administrador São Paulo-SP comentou em 18/03 - 18h31
Essa é uma situação muito chato e só temos a lamentar.

Além do número de vítimas, o que mais impressiona continua sendo a falta de seriedade nos esforços de prevenção, de alertar sobre a chegada das chuvas. Não basta só "ouvir" a previsão do tempo. Precisa ter atitude e coragem para evacuar as áreas que poderão sofrer alagamentos e deslizamentos. Precisa ter um lugar, um abrigo para onde as pessoas sabem que deverão ir no caso de uma evacuação. Além disso, elas precisam ter certeza de que, quando voltarem para casa, seus bens estarão lá. Utopia...

Anônimo São Paulo-SP comentou em 18/03 - 18h27
Eu diria que é um problema insolúvel pela falta de vontade política de interditar a moradia em encostas. O custo político seria alto demais, então as soluções apresentadas são sempre paliativas, embora o sistema de sirenes me pareça adequado se as pessoas souberem para onde ir e houver estrutura para recebê-las. Treinamento para essas situações também é imprescindível.
Anônimo rio de janeiro-RJ comentou em 18/03 - 18h13
Dina, obrigada! Consegui me comunicar e estão todos bem. Infelizmente pessoas já morreram soterradas, casas desabaram, é a história das chuvas da região serrana. Muita gente morando perto de encostas, o uso desordenado do solo. É complicado tudo isso.
Anônimo Pouso Alegre-MG comentou em 18/03 - 15h29
Realmente, complicada e preocupante, pior é a previsão de mais chuva para região. A Vania C, minha solidariedade contigo e tua família, espero que estejam bem.
Anônimo rio de janeiro-RJ comentou em 18/03 - 13h37
Oi Iraci! Obrigada pela atenção! Vi um vídeo agora no meu facebook preocupante. Uma parte da família está sem linha telefônica. Vamos aguardar
Anônimo Teresina-PI comentou em 18/03 - 12h41
Vania, estou torcendo para que a sua família esteja bem e que a situação em Petrópolis melhore o mais rápido possível!
Anônimo rio de janeiro-RJ comentou em 18/03 - 11h33
Olá! Muito triste a situação em Petrópolis. Maior parte da minha família está lá. A rua do Imperador no centro virou um rio, muitos bairros alagados. Alto da Serra, Vila Felipe com risco de desabamentos. Em 1987 no bairro Alto da Serra vi uma linda casa com toda a familia desaparecer em minutos, é muito triste, traumatizante. Aqui no RJ chove desde ontem a noite e durante a madrugada a ventania foi intensa.
Anônimo Vila Velha-ES comentou em 18/03 - 10h17
Bom dia!!!

Só para constar: Cada 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por m². Tem bairro em Petrópolis que registrou mais de 300mm de chuva.

Administrador São Paulo-SP comentou em 18/03 - 07h01
Obrigado po informar, Everton. O índice pluviométrico no Quitandinha chegou a 292 milímetros de chuva em menos de 24h. Nem precisa dizer mais nada.













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade