Anônimo    antonio prado - RS em 03/04 - 13h44   
ARCOS VERMELHOS NO CÉU

Um novo observatório, localizado no norte de Itália, capta evidência de tempestades geomagnéticas impossíveis de ver a olho nu. De acordo com a NBC News, o All-Sky Imaging Air-Glow Observatory (ASIAGO) fez uma interessante descoberta durante uma tempestade geomagnética que atingiu a Terra em 2011.

Até então, os efeitos percebidos destas tempestades são auroras boreais nas regiões polares da Terra. Porém, essas tempestades têm outras consequências, como arcos vermelhos levemente brilhantes no alto da ionosfera e que podem ter dimensão para abarcar os céus da Europa inteira. Eles resultam da carga elétrica da atmosfera da Terra que se situa a cerca de 85 a 600 quilómetros de altitude, invisíveis até então. Esses arcos aparecem nas latitudes mais baixas, ao contrário das auroras que ocorrem nas latitudes mais altas.

Combinando estes dados com elementos semelhantes do continente americano e do Oceano Pacífico, os cientistas concluiram que os arcos vermelhos se estendem por grandes distâncias sobre o planeta e, «por conseguinte, conseguem calcular quanto tempo demora a magnetosfera a ser esvaziada da própria carga elétrica. Estes dados podem ajudar os cientistas a analisar os efeitos da atividade espacial nas comunicações de rádio em tempo real e servir de suporte a projetos que visem criar modelos dos fenomenos meteorológicos», afirma o físico Michael Mendillo, da universidade de Boston, ao OurAmazingPlanet.










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade