Anônimo    Belo Horizonte - MG em 23/04 - 14h10   
Boa tarde, globais! Não sei se esta questão já foi levantada no radar, mas andei pesquisando em alguns sites de fora e venho apresentar uma sequência de imagens que fiz da minha casa. Eu as chamo de nuvens artificiais pois com o passar do tempo elas se expandem e se tornam literalmente nuvens. Li algo a respeito e acredito que seja uma espécie de escudo para refletir a luz do sol e atenuar o efeito de aquecimento atmosférico, embora estão falando coisas sobre envenenamento do ar a nível global (o que não faz tanto sentido sendo que é feito às claras). O que acham? Também já presenciei à noite. Abraços.

Anônimo Santos-SP comentou em 23/04 - 18h43
Ótimo, eu fico grato pela compreesão, então vamos nos ater aos temas que realmente fazem sentido, a ciencia com argumentação e fatos. Eu quero agradecer ao Sr. Administrador e aos membros do Painel global, afinl de contas sou novo por aqui e não me senti muito bem em fazer esse tipo de critica.
Administrador São Paulo-SP comentou em 23/04 - 18h39
O Astroman está coberto de razão. Nem precisaria publicar qualquer vídeo de Haarp. Bastaria evoluir na questão técnica, mesmo que as pessoas não saibam o mínimo de química ou física, que alías é um requisito básico para discutir contrails. Sem esses conhecimentos básicos que se aprende na escola, um assunto totalmente técnico acaba virando uma discussão filosófica.
Administrador São Paulo-SP comentou em 23/04 - 18h35
O Klaus tem toda a razão. O vídeo fere diversas regras de postagem e será retirado. Nós não vamos publicar mais esse material aqui no site. Espero que todos entendam.

Aliás, estamos produzindo um texto explícito para aceitação das regras em que os participantes precisarão clicar para aceitar os têrmos. Parece que mesmo claras, as regras ainda não foram lidas ou compreendidas.

Obrigado!

Anônimo São Paulo-SP comentou em 23/04 - 18h33
O problema Klaus é que ninguém na verdade discute nada. Essas postagens são uma excelente oportunidade para se aprender muita coisa. Nesse caso em particular a gente pode aprender sobre as condições atmosféricas que permitem a formação de contrails e quais as variáveis que determinam sua duração. Muitas hipóteses podem ser levantadas dentro do assunto contrail sem cair em conspirações e se mantendo dentro das regras. O problema é que fica todo mundo defendendo seu ponto de vista sem apresentar argumentos contra ou a favor do que foi colocado. Aí fica difícil...
Anônimo Santos-SP comentou em 23/04 - 18h25
Por favor não me entendam mal, mas pelo video publicado logo abaixo, existe uma insinuação sobre teorias conspiratórias. Se for isso eu infelizmente terei que me retirar. Meu intuito aqui é ler e escrever sobre temas puramente cientifico, não levo a serio pseudos ciencias e coisas do genero. eu espero a compreensão da administração do painel global. grato
Anônimo São Bento do Sul-SC comentou em 23/04 - 18h03
Para quem interessar tem matéria sobre o assunto no apolo11 enviada no dia 06/05/2012. Abraço a todos.
Anônimo São Bento do Sul-SC comentou em 23/04 - 17h54
Karl Steg. Acredito que se tomarmos o assunto pelo lado que é cientificamente comprovado e com o bom senso do pessoal não iremos ferir as regras. Acredito que é um assunto interessante a conhecer, e saber também o real motivo do fenômeno. Mas..... sempre é bom lembrar os mais desavisados. Abraço a todos.
Anônimo Ijui-RS comentou em 23/04 - 17h48
como eu disse aí embaixo, isso pode provocar um flame e fere as regras. já chega o de domingo.

tem sites aos milhares sobre este/s assunto/s.

Anônimo São Bento do Sul-SC comentou em 23/04 - 17h45
Boa Tarde Pessoal!! Segue também uma foto feita em São Bento do Sul - SC. Acho bem interessante os contrails. Abraço a todos.
Anônimo Belo Horizonte-MG comentou em 23/04 - 17h38
Boa tarde pessoal! Olha, dei uma pesquisada e encontrei um documentário na TV Record que aborda o fenômeno aos 6:45 minutos do vídeo, mas de uma forma que talvez possa atacar as regras do fórum. Fica a critério de cada um comentar.
Link

Anônimo São paulo-SP comentou em 23/04 - 16h47
Administrador, eu também vi só que as 6:40 da manha e como estava o ceu bem limpo deu pra ver o avião!! quando cheguei aqui na empresa as 7: 10 já havia dissipado!e vejo esta rastros anos e sempre tem um avião a frente.
Administrador São Paulo-SP comentou em 23/04 - 16h18
Algumas vezes levam horas pra se dissipar. Isso quando não se deslocam lentamente, sem praticamente se "quebrarem". Nesta época até julho eles são bem comuns aqui, principalmente no período da manhã. Hoje mesmo vi um lá pelas sete horas e até tirei uma foto.
Anônimo São Paulo-SP comentou em 23/04 - 16h01
Os contrails mudaram bastante ao longo dos meus 47 anos de vida. Talvez a temperatura nas altitudes em que esses aviões navegam tenha diminuído ao longo desse tempo. A primeira vez que reparei em contrails que demoravam a se dissipar foi em Londres em 98/99 numa viagem no inverno europeu. No Brasil, até então, não tinha reparado.
Administrador São Paulo-SP comentou em 23/04 - 15h32
Isso são contrails. Não tem nada de misterioso. Quanto ao flightradar, citado pelo Fabrício, é uma boa dica, mas muitas vezes não mostra os voos que estão acontecendo.
Anônimo Belo Horizonte-MG comentou em 23/04 - 15h08
Ah.. E ontem a noite também percebi esses rastros no céu em BH. Mas geralmente percebo que eles parecem persistir por mais tempo quando o tempo muda e em BH o tempo mudou essa semana (está bem frio...brrr)
Anônimo Santos-SP comentou em 23/04 - 15h05
Boa tarde.

Ta parecendo trilhas de condensação misturado com rastro de escape, ou alguma coisa assim. Dependendo do tamanho dos cristais de gelo na alta atmosfera essa tranformação pode durar muito tempo, dai mantendo-se por varias horas no céu....é só uma hipotese Ok. Eu concordo com a explicação do Sr. Administrador

Anônimo Belo Horizonte-MG comentou em 23/04 - 15h05
Eu não posso palpitar muito a respeito (afinal, nem mesmo sabia que o rastro dos aviões era chamado 'contrails'... rsrs)Mas achei um excelente artigo sobre isso que o Fernando questionou no Astropt.org (procurar pelo termo 'chemtrails')
Anônimo Ijui-RS comentou em 23/04 - 14h57
Boa tarde Globais.

Já vi estes rastros várias vezes aqui na minha cidade, poucas vezes são mais de 2, e quando são seguem um padrão: tem uma altitude de 3000 a 5000 pés, se originam no oeste e vão para leste em forma de cone =/- 30graus, sendo a parte larga do cone à oeste, não se ouve o barulho das turbinas das aeronaves. aqui não é rota de aviões, a não ser monomotores e esporadicamente de sul a norte alguns caças da base aérea de Santa Maria.

Já procurei no flightradar24.com e nada visualizei.

Pergunto :

Quais as condições de clima/ar necessárias para que estes contrails se formem ....

pois eles começam a acontecer em março/abril e se prolongam até outubro/novembro. Então rota de avião não é. Para mim isto faz parte de um dos itens, tipo não permitidos nas regras do site. Fico por aqui, pois não quero criar um flame, como se dizia nos News Groups.

Anônimo - comentou em 23/04 - 14h56
Olá Fernando, realmente se parecem bastantes com contrails. Gosto bastante de observar e fotografar aeronaves em geral, e frequentemente vejo essas trilhas de condensação.Algumas se dissipam rapidamente outras demoram até horas.Creio que a duração e a largura desses fenômenos está relacionada às condições meteorológicas como temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, correntes de ventos e etc.

Agora durante à noite, até hoje, só vi uma trilha de condensação, creio que a luz lunar ajudou bastante para a visualização.Os contrails ocorrem devido à gotículas de água resfriadas (algo em torno de -35°C) que estão em suspensão no nível de voo da aeronave em questão, e o calor de exaustão dos motores (que pode alcançar mais de 300°C) ao chocar-se com as gotículas resfriadas na atmosfera, as condensam formando vapor de água que forma nuvens chamadas stratus quando mais baixa, ou cirrus quando em altitude elevada.

Te dou uma dica para saber se se trata de contrails: Observe se nas posições em que aparecem com mais frequência tema lguma aerovia.Utilize sites de rastreio(como o FlightRadar24 por exemplo) para saber se o trafego de aeronaves sobre sua região é intenso e também para, talvez, até identificar qual aeronave produziu o contrail.

Em anexo uma foto que tirei alguns meses atrás de varias trilhas de condensação aqui em Anápolis, se não me engano eram seis trilhas que desapareceram após cerca de uma ou duas horas.

Anônimo Belo Horizonte-MG comentou em 23/04 - 14h23
Olá Rogério, não são contrails. Os contrails parecem ser condensação do ar e se dissipam na mesma velocidade da aeronave. Essas núvens artificiais se mantém por horas no céu e visivelmente descem e se expandem, como se tivessem peso.
Administrador São Paulo-SP comentou em 23/04 - 14h15
Olá Fernando, me parecem contrails normais de aviões em grande altitude. Eles realmente podem se juntar e formar nuvens muito maiores.









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