Klaus    Santos - SP em 04/05 - 15h08   
Boa tarde

Eu tenho uma coleção de minerais e rochas que consegui ao longo de alguns anos por meio de coleta e algumas amostras foram doados por escolas de geologia como a da Universidade federal do rio Grande do Sul. Se alguem se interessa por mineralogia ótimo, senão tudo bem, mas tem uma amostra que as pessoas as vezes confunde com obsidiana que como voces sabem é um tipo de vidro vulcanico. Esse material é o Tektito. São "rochas" que tiveram origem com o impacto na Terra de um grande meteorito. O calor gerado por esse impacto causou alterações físicas e quimicas no material (rochas) que compõem o solo onde o meteorito caiu. A análise da composição química dos tectitos mostrou que eles contém ferro de origem meteorica, além de certos materiais que só são encontrados em meteoritos. O que eu tenho foi classificado como Tailanditos. O interessante é como esse processo ocorrorre: Quando o meteorito impacta com o solo, sedimentos e rochas nessa area, são derretidos e são violentamente ejetados para cima a dezenas e até centenas de quilometros na atmofera terrestre. Na reentrada eles resfriam rapidamente e podem ser encontrados a dezenas de quilometro do local de impacto. Eles tem essa aparencia errendonda em uma das faces devido a esse processo de reentrada. O Tektito da imagem é um dos quatro que tenho na minha coleção. Tenho mais de 140 tipos de minerais de toda parte do planeta e 30 tipos de rochas, todos catalogados e classificados Ok

shirlene - comentou em 04/05 - 17h05
Muito legal, adorei!
Klaus Santos-SP comentou em 04/05 - 16h43
Tem mais um mineral que eu gostaria de mostrar a voces é a calcita ótica. A calcita ótica tem propriedades óticas únicas, ela pode desviar um feixe de luz em duas direções diferentes, porque eles se movem com velocidades ligeiramente diferentes.

Existe uma teoria que fala que os Vikings utilizavam a calcita otica, conhecida tambem como espato da Islândia, em suas expedições através do Atlântico Norte nos séculos IX a XI, antes da chegada da bússola magnética na Europa no século XI. Uma das proriedades da calcita otica é a birrefringência, é quando a luz passa por um material translúcido e seu caminho é dividido em dois, como na figura ao lado (essa calcita tambem faz parte da minha coleção) no caso do cristal de calcita, as moléculas tem diferentes índices de refração dependendo da direção no qual a onda plana atravessa o material. Assim os Vikings usavam a calcita otica(espato da Islandia). Em dias nublados fica dificil saber onde o Sol se encontra, os Vikings utilizavam esse mineral para saber a posição do sol devido as propriedadeoticas oticas do espato da Islandia.










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade