phellipef    Patrocínio, MG e Florianópolis, SC - XX em 04/06 - 14h00   
O NWS confirmou agora há pouco um upgraded de EF3 para EF5 do tornado de El Reno, OK. O tornado foi reclassificado com base nos dados registados em alguns radares Doppler, que registraram ventos de 476km/h. A largura do tornado foi atualizada para 4 km, sendo este o maior tornado em largura da história.

phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 05/06 - 13h46
M. Ianner, o Brasil fica no segundo maior corredor de tornados do mundo, perde apenas para a região de Tornado Alley nos EUA. Os ventos de 127 km/h são condizentes a um tornado EF1.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 05/06 - 13h37
Klaus, as condições para formação de um tornado são iguais em todo mundo. O tornado de Bangladesh, causou muitas mortes e desabrigados devido as más condições de moradia da região. Não há como fazer uma comparação entre os tornados, já que em Bangladesh existe poucos recursos para estimar a velocidades dos ventos.

Rogério, o mais próximo foi esse tornado em El Reno, OK. Pode ser que tenha ocorrido algo semelhante no passado, porém como não havia os recursos que temos hoje, não era possível estimar precisamente a velocidade dos ventos.

Astroman, felizmente quase todos esses storm chasers que estavam "dentro" do tornado estavam em um TIV.

M. Ianner Araçatuba-XX comentou em 05/06 - 10h29
Bom dia

Phellipef e Everton, realmente as imagens são impressionantes, fiquei boquiaberto com a rapidez da transformação da magnitude...Eu me lembrei de um "ventinho" que peguei a muitos anos atrás quando morava no Farol de Santa Marta- SC (04/07/1984): o vento veio do mar pelo Sudoeste, entrou na baía do local a 127 Km/h, segundo informações da capitania dos portos, deu duas "voltas" contornando os morros e na terceira estocada arrancou telhados de uma dezena de casas e quanto a minha, que também era de madeira e apoiada no chão com pilares de concreto, simplesmente quebrou os pilares no impacto, deixando a parte da frente encostada no chão. Só para ter uma idéia, neste momento, a força do vento arrancou a trava de madeira que fica prendendo a porta e abriu, "chovendo" areia para dento da casa. Estou contando isto por que era um vento a 127 Km/h...nem dá para imaginar o tornado a 476 Km/h.

Administrador São Paulo-SP comentou em 05/06 - 07h07
Fora o tornado de Oklahoma em 1999, de 511 km/h e que pode ter chegado a 533 (F5/EF5), foram registrados ouros eventos similares? Alguém tem essa informação?
everton dos santos Vitória-ES comentou em 04/06 - 19h25
O vídeo ao lado mostra como foi impressionante o tornado. O funil dele é bem pequeno e muitas vezes nem se mantém. Mas a estrutura do tornado é gigante.
Link

Dione Moraes Novo Hamburgo-RS comentou em 04/06 - 17h45
Boa noite a todos. Para quem estava acostumado a perseguir tornados, somente essa reclassificação de EF3 paa EF5, e a velocidade estimada em 476 Km/h, justificaria a equipe de TIM Sâmaras ter sido pela de surpresa, provocando a morte dos três membros da equipe.

Costumava acompanhar os episódios dos Caçadores de tempestades, e tinha grande admiração por Tim Sâmaras pelo seu trabalho pioneiro, de grande valor científico e por sua coragem. Lamentável a sua morte, de seu filho e companheiro de equipe.

Klaus Santos-SP comentou em 04/06 - 17h34
Alguns desses tornados que estão acontecendo nos EUA podem se equiparar ao tornado que varreu uma região de Bangladesh em abril de 1989 e que causou mais de 1300 mortes e deixando desabrigadas mais de 80 mil pessoas ? Estou levando em consideração a densidade populacional, a area afetada nos dois lugares, e a qual a diferença basica (climática) dos fenomenos registrados na america do Norte e na Asia, no caso, Bangladesh...?!? Estou começando a me interessar por esse tema, são eventos meteorologicos impressionantes.
Astroman São Paulo-SP comentou em 04/06 - 17h32
Phellipef, achei essa ilustração mostrando em pontos vermelhos os stormchasers que estavam "dentro" do tornado.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 04/06 - 16h59
Em 30 segundos o tornado passou de 1 km de largura para 4 km, o que deve ter sido um dos motivos de muitos Storm Chasers terem sido pegos de surpresa pelo tornado.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 04/06 - 16h53
Imagem de radar do tornado, que possibilitou a reclassificação do tornado de EF3 para EF5.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 04/06 - 16h47
Com a confirmação do tornado de El Reno, OK em EF5, o estado de Oklahoma, passar a ser o estado americano com o maior número de tornados EF5. Deste que começaram os registros este é o oitavo tornado EF5 ocorrido em Oklahoma.
phellipef Patrocínio, MG e Florianópolis, SC-XX comentou em 04/06 - 16h43
Imagem de satélite da área afetada pelo tornado.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade