Meire Ruiz    Santos/SP - SP em 06/09 - 08h34   
Foi anunciadan por William Sager, professor da Universidade de Houston (EUA) a descoberta do maior vulcão do planeta. Ele tem cerca de 310 mil quilómetros quadrados, o vulcão "Tamu Massif" está submerso no oceano Pacífico a cerca de 1,6 mil km da costa leste do Japão.

Seu tamanho é comparado ao Monte Olimpo, vulcão em Marte, (Olympus Mons) o maior vulcão do sistema solar.

everton dos santos Vitória-ES comentou em 07/09 - 10h50
Luciano, muito bom o comentário sobre Hot Spots ou Pontos quentes. O Havaí é o melhor exemplo e o mais ativo. Existem vários outros pelo mundo e tem aqueles que foram pontos quentes no passado e hoje não tem mais atividade. Há muitos arquivos de geologia e vulcanologia que indicam a cadeia Vitória-Trindade como resultado de um antigo ponto quente, embora há textos mais recentes que digam que não.
Luciano SC Palhoça-SC comentou em 07/09 - 07h57
[Ver site]

Neste link achei informações complementares sobre as ilhas do Havaí.

Abraços e bom Fim de semana.

Astroman São Paulo-SP comentou em 06/09 - 22h45
Gostei Luciano. Nunca tinha ouvido falar disso. :-)
Luciano SC Palhoça-SC comentou em 06/09 - 20h01
Boa noite Pessoal, olá Dé: o caso do Havaí é Hot spots, você tem razão quanto a anomalia abaixo da crosta, mas essa anomalia é fixa enquanto a crosta vai se deslocando, por isso a extensão exagerada do arquipélago, que inclusive pode servir para medir a direção do deslocamento da crosta oceânica. Espero estar colaborando. Abraços.
Caucaia-CE comentou em 06/09 - 16h05
Não poderíamos considerar que o arquipélago havaiano não seria um só vulcão! Um arquipélago que se estende por mais de 2.000 KM² não seria a ponta de uma fireberg de maiores proporções? Todos sabemos que o arquipélago havaiano abaixo na crosta é uma anomalia causada pelas correntes de convecção localizadas quilometros abaixo na crosta terrestre, que criou uma vasta câmara de magma, então não seria o Kilauea apenas uma pequena válvula de escape de algo bem maior?
Klaus Santos-SP comentou em 06/09 - 11h02
Eles falam em dimensões comparáveis as Ilhas Britanicas...! A imagem é da revista cientifica Nature.









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade