Administrador    São Paulo - SP em 26/09 - 07h53   
Olá pessoal. Precisamos de informações mais detalhadas sobre a nuvem de nitrato de amônia que está se deslocando rumo ao litoral sul de São Paulo. As imagens de satélite não estão favorecidas, então, se alguém tiver dados mais precisos sobre a posição e dispersão, agradeceria!

Administrador São Paulo-SP comentou em 27/09 - 09h29
As informações são de que o "incêndio" foi controlado e que a fumação "teoricamente" não avançou mais que o litoral sul de SP.
Sel São Paulo-SP comentou em 27/09 - 09h00
Bom dia à todos! Rogério e membros do RG, alguma nova informação sobre ? Grata!
Administrador São Paulo-SP comentou em 26/09 - 18h27
Exato Klaus, por isso fizemos um ajuste no artigo do Apolo11. A nuvem de fumaça pode até estar presente, mas a quantidade de fitoplanctons e descarga de sedimentos é tão grande que fica difícil afirmar onde está a nuvem na imagem.
Klaus Santos-SP comentou em 26/09 - 18h08
Esse fenômeno recebe o nome de "afloramento" ou "floração" de fitopancton (não lembro exatamente). Geralmente acontece quando há uma queda na população de zooplancton ou uma grande quantidade se sedimentos que contem nutrientes para o fitopancton, se espalha por uma grande aárea e como nesses ultimos dias choveu muito nessa região, acho que dá pra tirar uma conclusão ! Essas "nuvens" de algals ficam geralmente a poucos metros da superficie do mar. Quero deixar bem claro que pode haver outra explicação, mas esse tipo de fenomeno ja aconteceu em varias partes do nundo e os afatores que levaram a isso eram mais ou menos estes.
Administrador São Paulo-SP comentou em 26/09 - 16h51
Olá pessoal. A pluma esverdeada mostrada na imagem de satélite pode não ser da nuvem de fumaça química, mas de uma "explosão" de fitoplânctons na costa sul/sudeste do Brasil. Essa coloração e formatos são típicos desses microorganismos quando vistos nas imagens dos satélites Terra/Aqua. A imagem ao lado mostra a mesma área, em imagem feita nesta tarde.
Administrador São Paulo-SP comentou em 26/09 - 16h41
Tenho algumas dúvidas se a pluma mostrada na foto é mesmo a da nuvem tóxica. Acredito que pode ser fitoplanctons.
Administrador São Paulo-SP comentou em 26/09 - 11h42
Essa imagem é a mesma que usamos em nosso artigo.
Charles k Jacinto Machado-SC comentou em 26/09 - 11h04
Bom dia! Como Gui bnu relatou, como os ventos estão fortes está nuvem de fumaça tóxica tende a se dissipar não oferecendo risco, mas o melhor é aguardar, pois os bombeiros estão traçando estratégias para poder conter a fumaça que não para no local, e os trabalhos continuarão até sexta feira.
M. Ianner Araçatuba-XX comentou em 26/09 - 11h02
Faltou dizer que neste último link, aparece uma imagem de satélite com a fumaça já chegando n sul do Paraná.
M. Ianner Araçatuba-XX comentou em 26/09 - 10h59
E aqui também: [Ver site]
M. Ianner Araçatuba-XX comentou em 26/09 - 10h57
Bom Dia

Existem algumas informações na capa do site do jornal Zero Hora e ainda: [Ver site]

Anônimo Belo Horizonte-MG comentou em 26/09 - 10h56
Já respiramos tanto iodeto de prata proveniente do cloudseeding que uma nuvenzinha de amônia nem vai fazer mal.
Administrador São Paulo-SP comentou em 26/09 - 10h50
Correto Klaus. Na pressa escrevi "amônia", mas em nosso artigo está "amônio". Obrigado!
Klaus Santos-SP comentou em 26/09 - 10h09
Nota: só pra não haver duvidas...tem uma diferença entre amonia e amonio...Nesse caso da fabrica em Santa Catarina trata-se de Nitrato de Amonio, que é um poderoso oxidante (NH4NO3) que é usado na fabricação de ferilizantes, mas é comum ver por ai como nitrato de amonia. Amonia todo mundo conhece, ela á chamada tambem de amoniaco (NH3)....
Klaus Santos-SP comentou em 26/09 - 09h00
Lemnrando que nitrato de amonia NH4NO3 não é um gas como esta sendo divulgado pela midia e sim sal oxidante em muitas reações químicas e sua queima juntamente com outros fertiliantes é que produzem esses gases toxicos...É só um registro
Gui bnu Blumenau-SC comentou em 26/09 - 08h54
Quando a fumaça chegar a SP estará tão dispersa que não oferecerá riscos.

Já fui exposto a esse tipo de fumaça sem ter sentido nenhuma irritação, mas algumas pessoas mais sensíveis (bronquite, asma, etc) devem procurar manter as janelas fechadas ou se protegerem de alguma forma. Vale lembrar que toda fumaça em alta concentração é tóxica.

Klaus Santos-SP comentou em 26/09 - 08h37
Bom dia Rogério....Tu deve estar se referindo a um depósito de fertilizantes que pegou fogo em Santa Cararina na terça feira. O que eu sei é que vento estava levando a fumaça na direção do mar, mas poderia haver uma mudança na direção dos ventos e empurrar essa nuvem de nitrato de amonia e e outros gases até São Paulo mais especificamente no litoral sul, como tu disse. Essa informação foi atualizada às 06:29 de hoje no caderno "cotidiano" da Folha de SãoPaulo, por enquanto o maior problema segundo o coropo de bombeiros é no local onde aconteceu o incendio. Acho que tudo vai depender da direção dos ventos....eu suponho !









Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade