Gonçalves    Manaus - AM em 15/05 - 13h16   
Salve, Salve, Secretarias Municipais criam planos para o enfrentamento da cheia no centro da cidade Manaus. A cota máxima prevista para este ano é de "29,49m", menos do que na cheia recorde de 2012, mas ainda assim capaz de causar grandes prejuízos, estimativa do CPRM também é de que o auge ocorra em junho, bem durante a Copa, confira que ações a Prefeitura tem para enfrentar o fenômeno.O auge da cheia deverá ocorrer no mês de junho, período em que a cidade recebe os quatro jogos da Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 e, com eles, aproximadamente 200 mil turistas.

Entre as ações, estão a prevenção ao risco de contaminação pelas águas das tubulações de esgoto, controle de pragas, obras de mobilidade como passarelas, transferência de feirantes de áreas alagadas, campanha de

conscientização sobre os riscos de doenças e os cuidados necessários, além do monitoramento e desvios de rota de ônibus, de acordo com a subida das águas e ruas atingidas.

Uma cartilha informativa sobre a cheia também será distribuída para os turistas a fim de que eles entendam melhor o que é o fenômeno, característico da região amazônica. À população local serão distribuídos folhetos com informações mais específicas de cuidados e prevenção de

doenças.Ao menos 12 bairros de Manaus devem ser atingidos pela cheia do rio Negro este ano. No Centro, as vias que podem ser afetadas pela subida das águas são a rua Barão de São Domingos, Barés, Eduardo Ribeiro, Floriano Peixoto (área próxima à Alfândega), Guilherme Moreira e Andradas.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) já iniciou a instalação de telas de proteção e reparos em bueiros nas vias que serão atingidas pelo aumento do nível da água fluvial. A Seminf também irá asfaltar o estacionamento da Feira da Banana, para expandir a área da feira, que deve ser parcialmente interditada durante o fenômeno.

Permissionários do setor de carnes e peixes devem ser transferidos para uma feira provisória, construída nas proximidades.Outra ação importante é a mistura de cal e cloro regularmente na água para evitar a proliferação de bactérias e o mau cheiro.O Manaustrans e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) planejam os desvios de rotas dos ônibus e automóveis a serem feitos, de acordo com a subida do nível do rio. Ao lado Foto da rua Barão de São Domingos no Centro de Manaus na cheia de 2012 que possivelmente ficará da mesma forma.










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade