Cappelli    - em 30/06 - 10h53   
Bom dia! Gostaria de informação sobre essa ejeção escura, que pode ser observada nas imagens do Soho.

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 30/06 - 18h40
Valeu pela excelente explicação, Admin!
Administrador São Paulo-SP comentou em 30/06 - 18h16
Olá pessoal, isso acontece porque o SOHO foi "girado" 180 graus. Isso fez com que a imagem do coronógrafo também ficasse invertida, conforme mostra a foto ao lado.

Abaixo, segue uma postagem minha que explica porque isso acontece:

A fim de compensar o constante desalinhamento entre a antena de alto ganho do satélite em relação às antenas receptoras aqui na Terra, a cada 3 meses a equipe que controla o telescópio SOHO ordena um giro de 180 graus no corpo do observatório, fazendo com que a antena do satélite fique novamente apontada corretamente para a Terra. Essa rotação no corpo do satélite faz com que as imagens captadas do Sol também fiquem invertidas e para evitar isso o coronógrafo também é rotacionado.

Todo esse processe é repetido a cada 3 meses e respeita um cronograma previamente estabelecido.

Quando essa operação acontece, as imagens geradas pelo instrumento podem se tornar excessivamente claras, escuras ou borradas. O motivo é que as imagens do Sol são processadas tomando como base um nível de intensidade de fundo padronizado, necessário para que as cenas retratem com extrema fidelidade a coroa solar. Sem esse nível padrão, o resultado final seria a geração de imagens descalibradas e sem utilidade científica.

Para que as imagens captadas pelo Lasco C3 voltem a ficar como antes, é necessário que os computadores que processam as imagens conheçam com precisão qual o nível padrão a ser usado. Para isso, são necessários de 3 a 5 dias de coleta de dados não processados, que servirão como base para a geração de um novo modelo de fundo padrão. Quando esse modelo está pronto e validado, ele é inserido no algoritmo que processa as imagens, padronizando novamente as cenas captadas.

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 30/06 - 15h27
Bom, acho que a explicação para as áreas escuras que você citou talvez esteja aqui (questão 12). Pelo que entendi, não seriam CME's mas somente o modo como são processadas as imagens (ajuste da luz de fundo) Mas creio que os especialistas do PG possam confirmar se é isso mesmo ou explicar melhor: [Ver site]
Cappelli - comentou em 30/06 - 15h02
Lasco 3
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 30/06 - 14h52
Bom, não sei ainda entendi do que vc estaria se referindo. Qual instrumento do SOHO vc vê essa 'ejeção escura'? Seria no LASCO2, LASCO3 ou algum dos instrumentos EIT?
Cappelli - comentou em 30/06 - 11h34
Não, é na parte inferior do anteparo que estou observando essa ejeção escura, as vezes roxa, diferente da matéria de luz clara que normalmente é ejetada.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 30/06 - 11h23
Ola Cappelli, vc estaria se referindo ao suporte de fixação do anteparo do SOHO? [Ver site]













Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade