Rejaine Monteiro    Belo Horizonte - MG em 03/09 - 10h12   
Bom dia. Algumas fontes estão dizendo que a erupção de um filamento ocorrida ontem "poderia" estar direcionada a terra. Li essa informação inicialmente no SpaceWeather ([Ver site] ) mas pelos modelos do Apolo11, até o momento, parece que está mais direcionado a Marte. Sabe-se que os modelos podem sofrer alterações, portanto há alguma previsão de quando estará confirmado ou atualizado?

Fernandombe Curitiba-PR comentou em 05/09 - 10h00
Obrigado ADM, acompanharei durante o dia. abraços!
Administrador São Paulo-SP comentou em 04/09 - 14h40
Olá Fernandombe, considerando o dia da erupção, deve chegar na sexta-feira, mas não tem qualquer modelo ativo para confirmar. Pela posição em que se encontrava o filamento antes da ruptura, não deverá causar grandes perturbações por aqui. Em nossa página de atividade solar não há previsão de algo espetacular: [Ver site] Abraço!
Fernandombe Curitiba-PR comentou em 04/09 - 11h54
ADM, já saiu algum novo modelo/cálculo que possa confirmar se o material ejetado irá ou não atingir a terra?

Pelos meus cálculos caso atinja, será entre sexta e sábado aqui no Brasil. Vi alguns dizendo que a intensidade será grande caso ocorra.

Alguém confirma?

Administrador São Paulo-SP comentou em 04/09 - 07h03
Exato Rejaine. Mas não espere por nomes em português. É uma terminologia que se houver tradução, cada um dará a sua. "fluxo Coronal", "feixe coronal", "sopro coronal", etc. Se no site do Soho diz "coronal streamers", então prefira essa forma, pois fica mais fácil de ser rapidamente entendida por quem acompanha o Sol.
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 03/09 - 20h13
Isso mesmo, estava me referindo a essas "faixas" brancas e brilhantes. Essa da direita, por exemplo, na posição de 5hs está faz tempo desse jeito, bem destacada...
Administrador São Paulo-SP comentou em 03/09 - 19h18
Não entendi bem, mas acho que você está se perguntando sobre as faixas brancas brilhantes, não?

Se for isso, são partículas as ejetadas do Sol e fortemente ionizadas, sopradas pela ação dos ventos que partem irregularmente dos buracos coronais.

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 03/09 - 17h50
Aproveito para perguntar como se chama (em português) essa "faixas radiais" que aparecem nas imagens do Lasco C2/C3. As vezes elas ficam bem grandes e permanecem por vários dias, como no exemplo da foto ao lado. No site do SOHO diz que são "coronal streamers, those nearly radial bands that can be seen both in C2 and C3", mas não sei se entendi muito bem...
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 03/09 - 11h59
Ok, Admin, vamos aguardar a atualização dos modelos então. A propósito, beleza de foto! Essa outra região que ainda não está do lado visível do sol vem emitido alguns flares interessantes, parece que promete. Vamos ficar de olho nela...
Administrador São Paulo-SP comentou em 03/09 - 11h15
Olá Rejaine! Esse é aquele filamento enorme que nós registramos ontem pela manhã, cuja foto está no post 116. É possível que parte do material atinja a Terra, mas vai precisar de uma segunda modelagem pra confirmar. :-)
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 03/09 - 10h20
Segue o vídeo:
Link














Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2020
Política de Privacidade