Administrador    São Paulo - SP em 20/10 - 11h49   
Olá pessoal, bom dia! Essa foto não é minha, mas foi feita esta manhã em Mondragone, na Itália.

Ela mostra a gigantesca Região Ativa AR2192 que tem "apenas" 1560 milionésimos, o que dá cerca de 7 bilhões de km2 de área. É uma das maiores manchas dos últimos anos e pode provocar fortes ejeções de massa coronal nos proximos dias.

Ela é tão grande que pode ser vista facilmente sem auxílio de telescópios, mas para vê-la é preciso usar proteção especial.

Se você tiver óculos projetados para ver eclipses, ótimo. Caso contrário, utilize um filtro feito de vidro de soldador número 14, encontrado em lojas de ferragens.

Nunca utilize chapas de raios-x, CD, DVD ou vidro esfumaçado. Eles não protegem absolutamente nada e apenas dão a sensação de segurança.

Olhe para o Sol e veja esta mancha. Mas com segurança!

Administrador São Paulo-SP comentou em 21/10 - 08h52
Olá Anderson. O completo entendimento de como surgem as manchas solares ainda não é perfeitamente conhecido. No entanto, sabe-se que elas são formadas por zonas irregulares de convecão que se desenvolvem na fotosfera e são aprisionadas por campos magnéticos extremamente fortes e complexos. Provavelmente, o crescimento e diminuição das manchas se deve à irregularidade da massa de plasma envolvida e do campo magnético, que não aprisiona o hidrogênio de forma homogênea, permitindo que este se expanda em várias direções, modificando o tamanho da mancha.
AndersonMLima Colatina-ES comentou em 20/10 - 20h56
Ola ADM, Boa Noite! Como é que estas manchas se formam? Qual o fator para elas atingirem tal dimensão?
Administrador São Paulo-SP comentou em 20/10 - 18h18
Impressionante, Wilson! Monstruosa!
wilson de luca junior Rio de Janeiro-RJ comentou em 20/10 - 13h00
Boa tarde Administrador Rógerio,boa tarde a todos. Video postado hoje no youtube mostra tambem esta região ativa.
Link










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade