Rildo    Itu - SP em 19/11 - 10h40   
Uma luz misteriosa iluminou a noite em uma região próxima aos Montes Urais na Rússia no último dia 14 de novembro. As causas ainda estão sendo investigadas, porém alguns cientistas acreditam se tratar de efeito provocada pela entrada e contato de um pequeno cometa (ou fragmento) com a atmosfera.

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 20/11 - 14h23
Valeu pelas informaçẽ,s Gui bnu.
Gui bnu Blumenau-SC comentou em 20/11 - 11h06
Um correspondente da E1.RU investigou os arredores da explosão e verificou que existe uma antiga fábrica de produtos químicos, onde existe uma unidade militar próxima. Os moradores dos arredores acreditam ser queima de munição vencida, embora os militares neguem.

Minha experiência em explosivos me diz se tratar de nitrato de celulose (produz a exata cor dos vídeos) que pode ter sido descartado em queima ao ar livre. Esse produto é um explosivo primário usado para detonação de outros explosivos mais poderosos, também usado como propelente de foguetes e armas de grande calibre.

Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 19/11 - 14h42
Aproveito a ocasião para compartilhar um mapa que foi divulgado na última sexta-feira, 14 (curiosamente, no mesmo dia desse curioso evento na Rússia) pela Near Earth Object da Nasa (NEO) que revela alguns eventos de asteroides que entram e se desintegram na atmosfera da Terra entre 1994 a 2013, distribuídos aleatoriamente ao redor do globo. Para maiores informações sobre esse estudo, acesse:

[Ver site]

jvcastro Macaé-RJ comentou em 19/11 - 14h26
Marcelo, primeiramente é preciso lembrar que a o território da Federação Russa cobre quase 10% da área continental da Terra. Simplificando, 10% dos fenômenos tendem a acontecer na Rússia.

Ademais, há um costume das seguradoras russas de instalar câmeras de vídeo nos automóveis segurados.

Marcelo Assis Jatai-GO comentou em 19/11 - 14h11
Galera, me tirem uma dúvida. É meio supersticiosa essa pergunta, mas quase todas as situações, digamos assim, 'diferentes', acontecem na Rússia? Ou é só uma questão que: eles costumam filmar mais o trânsito e acaba sendo mais perceptível?

Abraço, galera do PG.

Fabiano Gomes Igarassu-PE comentou em 19/11 - 12h55
É, da pra ver bem que a fonte da luz vem do solo, no primeiro video parece qe vem de cima, bem melhor esse video Rejaine!
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 19/11 - 12h27
Pois é Fabiano, nesse ultimo video que postei nota-se claramente que houve alguma espécie de explosão 'em terra' e que talvez tenha havido uma reflexão muito grande nas nuvens que provocou todo aquele clarão. Alguns jornais locais chegaram a falar em alguma 'explosão provocada por munições militares', porém as autoridades locais negam essa informação, afirmando não ter havido quaisquer treinamentos, emergências ou incidentes nessa data (também acho que se houve algo do tipo, muito provavelmente ela não seria relevada, enfim...) Não achei nenhuma outra informação de algum jornal local mais atualizada. Nos resta aguardar...
Fabiano Gomes Igarassu-PE comentou em 19/11 - 11h45
Testes nuclear talvez???
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 19/11 - 11h41
Vejam esse outro vídeo: [Ver site]
Rejaine Monteiro Belo Horizonte-MG comentou em 19/11 - 11h38
Parece mais algum tipo de explosão (ou algo do tipo) do que uma queda de meteoro... Talvez algum incêndio atenha atingido a rede elétrica, provocando o clarão. No segundo vídeo dá para ver que já havia alguma espécie de clarão mais brando (como um incêndio) antes da coisa toda 'explodir'. Mas vamos aguardar as investigações...
Rogcon São Paulo-SP comentou em 19/11 - 11h08
Impressionante, a dúvida fica quanto a real ausência de som do fenômeno caso seja um cometa se chocando com a baixa atmosfera.
Link










Painelglobal.com.br - Todos os direitos reservados - 2008 - 2024
Política de Privacidade